Sejam Bem Vindos!

Quero agradecer, carinhosamente, pela sua visita e espero que possamos continuar partilhando experiências, as quais considero-as importantes para manutenção de minha recuperação.
Sua partilha (comentários) aqui nos Posts, bem como seguir-me quando julgares conveniente, é importante para que possamos estreitar ainda mais a nossa amizade, algo que é fundamental para um crescimento em nível de ser humano...ainda mais quando se trata de um adicto em recuperação, como eu.
Por isso, mais uma vez, muito obrigado por sua presença!
Que bom que você veio! Que bom que você me visitou!
Melhor ainda será ler seus comentários e ver-te aqui, sempre que possível, ajudando-me dia-a-dia.
Que O PODER SUPERIOR continue te concedendo o direito de reconhecer, aceitar e realizar a Vontade DELE, em todas as suas épocas e lugares, para que só assim, possas continuar desfrutando destas Dádivas de renovados dias Limpos, Serenos e repletos de Saúde e Paz!
Abraços e TAMUJUNTU.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

FUNCIONA!


Os Programas sugeridos pelos Grupos de Mútua ajuda para recuperação do Alcoolismo e outras Dependências Químicas têm alcançado um êxito enorme, quando se tratando de Saúde e restauração de vidas. E quando se tratando de vidas, isso não tem preço. Uma sendo salva, já é muita coisa, pois as Drogas, tanto lícitas quanto as ilícitas, estão destruindo, matando, acabando mesmo com a sociedade de forma geral.
Participei recentemente de um Evento, promovido por uma Pastoral da Igreja Católica, onde foram abordados vários temas ligados com a Dep. Química. Dentre eles, "As Alternativas para Tratamento", onde tivemos representantes de várias CT, Clínicas, CAPS AD, Grupos de A.A., Grupos de N., Fazenda da Esperança, AE, e outros. Também foram apresentados alguns números, de forma que podemos acompanhar resultados de alguns deste lugares.
O que ficou bem entendido, é que a cooperação entre todos estes lugares, trabalhando de maneira unida, somando forças, têm proporcionado uma melhor qualidade na recuperação dos Dependentes Químicos que estão fazendo parte destes processos de tratamento. Ou seja, quando uma destas Instituições trabalha de maneira isolada, ela têm menas chance de conseguir os resultados esperados e desejados, do que aquelas Instituições que trabalham em cooperação com outras. Isto pode-se ser visto pelos resultados que temos acompanhado nos inúmeros Fóruns, Seminários, Simpósios, Conferências e mesmo no dia a dia nos Grupos de A.A. e de NA.
É certo de que os Dependentes que estão buscando ajuda em mais de um local, conseguem uma melhora qualidade de recuperação. Algumas Clínicas, além do trabalho que fazem internamente, ainda levam seus internos para participarem das Reuniões dos Grupos de sua localidade. Outras desenvolvem Reuniões dentro mesmo de suas dependências, com Grupos de Apoio de outras Irmandades. Os CAPS AD também estão adotando esta programação e os pacientes estão conseguindo resultados satisfatórios, pois estão indo as Reuniões quando não estão nos CAPS. As Igrejas também tem sido bastante indicadas pelos profissionais que trabalham com DQ, pois sabemos que "SOMENTE UM PODER SUPERIOR PODE NOS DEVOLVER A SANIDADE". Os Grupos de A.A. e de NA sugerem, em seus Doze Passos, que "Procuramos, através de prece e meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, da maneira como nós O compreendíamos, rogando apenas o conhecimento da Sua vontade em relação a nós, e o poder de realizar essa vontade.".
Assim sendo, quando um Dependente Químico admite que está impotente perante as Drogas e que precisa de ajuda, tudo fica mais fácil. Quando ele se prontifica a seguir uma nova maneira de viver, no mundo do Espírito e da Fé, as coisas funcionam!
Basta querer! Basta ter Força de Vontade!
Uma de nossas Literaturas diz que: "Raramente temos visto fracassar uma pessoa que tenha seguido cuidadosamente o nosso caminho. As pessoas que não se recuperam são as que não conseguem ou não querem entregar-se inteiramente a este programa que é simples. São geralmente homens e mulheres incapazes, por sua própria natureza, de ser honestos consigo mesmos. Existem tais infelizes. Eles não têm culpa. Parece que nasceram assim. São naturalmente incapazes de entender e adotar um modo de vida que exija uma rigorosa honestidade. Para tais pessoas, as probabilidades de êxito são menores do que o comum. Há ainda aquelas que sofrem de graves perturbações emocionais e mentais, mas muitas delas conseguem realmente recuperar-se, quando têm a capacidade de ser honestas.". (Alcoólicos Anônimos, Capítulo 5).
Um dos co-fundadores desta Irmandade disse: "Mas se ainda achar que é suficientemente poderoso para ganhar no jogo da vida sozinho, é assunto seu. Porém, se realmente desejar abandonar a bebida de uma vez para sempre, e sinceramente achar que precisa de alguma ajuda, sabemos que temos uma solução para você. Nunca falha, se dedicar ao nosso programa a metade do entusiasmo que você costumava dedicar à procura da próxima bebida. Seu Pai Divino jamais o Decepcionará!”

Agora vem aquela pergunta básica para nós que temos problema com Drogas: - O que realmente eu era capaz de fazer para conseguir minha próxima dose?
Se eu for responder aqui com toda minha honestidade, talvez nunca mais postasse nada aqui, tamanha vergonha, pois muitos dos leitores não adictos certamente não iriam entender.
Mas o Dr. Bob falou claramente que se eu dedicasse à minha recuperação pelo menos a metade do entusiasmo que eu dedicava para conseguir minha próxima dose, eu jamais voltaria a usar.
Tenho feito isso e tem realmente funcionado! Tenho sempre me dedicado a minha recuperação com o mesmo entusiasmo que eu dedicava para me drogar.Não tenho permitido que nada me tire o foco de meu dia limpo...só por hoje!
Nada faz com que eu me afaste dos Grupos de A.A. e nem de NA.
Mesmo com o tempo chuvoso, estou lá....pois quando eu usava, era na chuva mesmo que ia atrás de substâncias.
Quando estou cansado, ainda assim, vou lá....pois quando eu estava usando, não tinha cansaço que impedisse que eu caminhasse longos quilômetros atras de drogas.
 
Semana passada, eu tive a oportunidade de viajar horas e mais horas, quilômetros e mais quilômetros, para participar de um Encontro Estadual de A.A., no Estado do Tocantins, mais precisamente na cidade de Dianópolis, na divisa com o Estado da Bahia.






Em meio a viagem, um pensamento me veio: "Pô! Rodando esse tempo todo pra participar de um Encontro de A.A.!??!??!!!".    Mas logo me veio outro pensamento: "Quantas vezes eu não sai de Recife/PE para ir aprontar em Imperatriz/MA? Quantas vezes eu não saí de Recife para ir aprontar em Fortaleza?".
Pude agradecer ao meu PODER SUPERIOR pela oportunidade de estar lá, participando daquele maravilhoso Encontro, onde pude compartilhar experiências, forças e esperanças, com companheiros de vários Estados, inclusive com companheiros do Peru.
 
Foi mesmo uma oportunidade que jamais esquecerei, pois além de participar do Encontro em si, eu tive a oportunidade de Representar o Estado do Maranhão, como servidor de confiança que sou, Delegado pela Área do MA.
 
Foi uma experiência fantástica que jamais esquecerei.
Sou grato por ter encontrado um programa tão simples, que tem funcionado para uma pessoa tão complicada como eu. Sou feliz por ser um alcoólico em recuperação...sou feliz por ser um adicto que não usou drogas hoje. Sou feliz por poder compartilhar meu dia limpo com aquele que ainda está na ativa, mas será nosso melhor servidor dos Grupos que Mútua Ajuda.
Realmente Funciona!
Abração a todos e TAMUJUNTU.

Um comentário:

  1. Que bom saber que existem grupos empenhados a ajudar DQ e Alcoolícos,e que os profissionais e as igrejas também estão a cada dia reconhecendo que juntos são mais fortes.
    Que bom que vc encontrou esses grupos e que eles estão aí de portas abertas para acolher quem reconhece que precisa...
    Amei o texto a parte melhor "Sou grato por ter encontrado um programa tão simples, que tem funcionado para uma pessoa tão complicada como eu " rsrsrsrsrsr
    Beijão!

    ResponderExcluir