Sejam Bem Vindos!

Quero agradecer, carinhosamente, pela sua visita e espero que possamos continuar partilhando experiências, as quais considero-as importantes para manutenção de minha recuperação.
Sua partilha (comentários) aqui nos Posts, bem como seguir-me quando julgares conveniente, é importante para que possamos estreitar ainda mais a nossa amizade, algo que é fundamental para um crescimento em nível de ser humano...ainda mais quando se trata de um adicto em recuperação, como eu.
Por isso, mais uma vez, muito obrigado por sua presença!
Que bom que você veio! Que bom que você me visitou!
Melhor ainda será ler seus comentários e ver-te aqui, sempre que possível, ajudando-me dia-a-dia.
Que O PODER SUPERIOR continue te concedendo o direito de reconhecer, aceitar e realizar a Vontade DELE, em todas as suas épocas e lugares, para que só assim, possas continuar desfrutando destas Dádivas de renovados dias Limpos, Serenos e repletos de Saúde e Paz!
Abraços e TAMUJUNTU.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

ADICÇÃO ÀS DROGAS EM FAMÍLIA

 

A "Doença da Adicção" é aquela em que as pessoas acometidas, homens ou mulheres, para quem não somente as drogas, mas qualquer outro produto ou atividade a qual a pessoa se relacione, acabam por tornaram-se um problema maior. O termo "adicto" vem do latim, que significa: (afeiçoado, inclinado, dependente, ou seja, pessoa que tem um vício qualquer que lhe seja nocivo). O adicto, quando toma consciência de seu problema, descobre que é portador de uma doença chamada "Adicção". Segundo o Dr. Aviel Goodman, do Instituto de Psiquiatria de Minnesota, os transtornos de adição situam-se na intersecção de transtornos obsessivos e compulsivos. A Doença da Adicção afeta negativamente o indivíduo em três áreas da sua vida: a física, a emocional e a espiritual.
Adicção às Drogas é uma Doença que atinge, inevitavelmente, não somente o seu portador, mas toda a Sociedade e seus segmentos, principalmente as pessoas que cercam (convivem) com um Adicto. Principalmente quando o Adicto está na ativa. Sim, digo principalmente os Adictos na ativa, pois os Adictos em Recuperação não viraram um Santo, são Adictos em Recuperação...porém, Adictos às Drogas.
Considerando que o uso de substâncias (Drogas) é apenas uma das características da Doença, o Adicto, ainda que esteja em Recuperação, pode continuar manifestando todo um comportamento manipulador, egocêntrico, desonesto, insano, vivendo num mundo irreal, distorcido, seus projetos continuam sendo grandiosos e tal como seu mundo completamente irreal, como se ainda estivesse na ativa. Estes comportamentos podem, quase sempre, levá-lo ao uso de Drogas.
Um Adicto às Drogas está sempre em corda-bamba. Se vacilar, cai.

 E é como andar de bicicleta...se parar de pedalar, cai.
Assim, é fato que um Adicto às Drogas, esteja ele na ativa ou em Recuperação, tem todo um diferencial em seu convívio social, familiar e /ou profissional. Quem convive com um Adicto às Drogas, que o diga.
Logicamente que um Adicto na ativa é bem mais complicado de se conviver. Eu costumo dizer que na casa de um Adicto às Drogas, até o cachorro é neurótico. Lá em casa, por exemplo, quando eu era criança, meu Pai chegava a noite e quando parava em frente ao portão, dava uma buzinada, logo a nossa cachorrinha corria para o portão, balançando o rabo, demonstrando alegria de ver o seu dono chegando. Porém, quando ele chegava “chapado”, as coisas eram diferente...bem diferente.
No portão, ao invés de uma simples buzinada, tipo, “bi-bi”, ele segurava a buzina por uns 10 segundos, tipo, “biiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii”.
Minha Mãe, coitada,  já neurótica, toda apavorada, corria para o portão, tentando chegar rápido, antes que meu Pai metesse o carro por cima. E a cachorrinha????
 
–Bom!! Nestas alturas já estava escondida há tempo, como medo daquele homem transformado que acabara de chegar.
É triste a convivência com um Dependente Químico.
Dentro de casa ele é uma pessoa. Com os comparsas, já é outra pessoa. No trabalho (aqueles que ainda conseguem manter) é outra pessoa. Ele consegue ter tripla, quádrupla, quíntupla personalidades, num período de menos de 15 minutos. A família, que é quem geralmente mais está perto, fica tão doente quanto o próprio Dependente Químico. Chega ao ponto do sofrimento do familiar ser tão grande, que já acompanhei vários casos em que o familiar comete insanidades, acreditando ser a única saída para resolver o problema. Não é fácil para um Pai, uma Mãe, um Irmão, uma Irmã, um Filho, uma Filha, ver um parente seu viciado em Drogas.
 Não é fácil ver seu parente sair para se drogar e ficar impossibilitado de tomar uma atitude que o impeça de seguir em frente. Não é fácil para uma Mãe ter que amarrar seu filho com correntes, para que ele não volte para se drogar ou não seja morto por conta das dívidas e/ou envolvimentos em delitos. 
  - Mais uma mãe acorrenta o filho para evitar o uso de drogas. Desta vez, em Maceió. O adolescentes, de 14 anos, roubava objetos de casa e dos vizinhos  para trocar por drogas. “Estou desesperada com o meu filho desse jeito”, confessou a mãe, dona Maria Aparecida, em entrevista à Rádio Gazeta;. “É a terceira vez , que o meu filho é acorrentado.” Durante a entrevista, o menor fugiu, abrindo o cadeado com um pedaço de arame .   A família  procurou o Conselho Tutelar , mas receberam uma triste informação: por  morar com os pais, o Conselho nada poderia fazer. Além do menor, Maria Aparecida tem mais três filhos. - http://blogs.jovempan.uol.com.br/campanha/ultimas-noticias/mae-acorrenta-filho-para-evitar-uso-de-drogas-3/
Vejam o drama desta Mãe:


Vejam o drama desta outra Mãe:

Não é fácil um Pai ter que chamar a Polícia para prender o seu filho, que tentou matá-lo ou que está quebrando tudo dentro de casa. Eu, particularmente, passei por estas experiências e, numa delas, fui encaminhado para um hospital psiquiátrico, sem ser louco, mas minhas atitudes insanas me deixaram realmente louco. Eu cheguei ao ponto de ter várias lutas corporais com meu querido e saudoso Pai. Até tiro acertei no carro dele....com ele dentro...pense numa loucura!


Este vídeo mostra outra história comovente:   
    
Outro dia, eu fui chamado para levar a mensagem de NA à um jovem. O seu Pai estava presente e tentava ajudá-lo. Lembrei do meu Pai. Iniciei toda uma abordagem e voltei lá algumas vezes depois. Recentemente a mídia mostrou o final deste caso. O Pai não agüentou o desespero, deu uns tiros no filho e suicidou-se. Infelizmente este não foi o primeiro e nem será o último a cometer esta insanidade. AS Drogas estão acabando com toda uma estrutura familiar, e cada vez mais cedo isto acontece, pois, a realidade é que, por os jovens serem as maiores vítimas das Drogas, conseqüentemente suas famílias, que muitas vezes casam-se cedo, não suportam tanto sofrimento e abandonam o lar, o familiar e toda aquela jura de amor na saúde e na Doença.
Hoje em dia poucas são as mulheres, principalmente estas mais jovens, que agüentam tanto sofrimento tentando ajudar seu esposo Dependente Químico. O conceito de casamento já não existe dentro de muitas famílias que não tem um Adicto às Drogas, imagine naquelas que tem?!?!? Nos casos em que a mulher é a Dependente Química, aí é mais complicado ainda para o esposo agüentar muito tempo. Não que isso não aconteça, mas é bem mais difícil conviver com uma mulher Adicta às Drogas. E as estatísticas mostram que os números apontam um aumento considerável de mulheres Adictas às Drogas.

Vejam esta reportagem e acompanhe o drama desta Mãe que encontra a Filha nas ruas, se prostituindo para se drogar. Vejam também o que diz a Filha da dela. 
Eu fico me lembrando de minhas insanidades e de minha família passando vergonha. Fico lembrando das vezes que cheguei em casa, altas horas da madruga e minha Mãe chorando, minha Avó rezando, orando...chorando também...vinham me abraçar e eu dizia: “sai daqui! Me deixa quieto!”. Fico me lembrando das vezes em que minha Avó tinha que pagar o dinheiro que estava na Scola da Santa, que fazia as visitas nos lares e que eu furtava aquele trocado pra comprar cachaça. Lembro das vezes que minha Mãe e meu Pai foram chamados na escola para ouvir da Direção que eu não comparecia há temos e/ou que estava usando Drogas dentro da sala de aula. Lembro do desespero de Minha Mãe quando soube, pela primeira vez, que eu havia sido levado pela Polícia. Da vez que ela foi com meu Pai, diante do Juíz da Vara da Infância...das visitas da FEBEM...do dia em que procuraram as Jóias em casa e eu havia levado...das pisas que levei do meu Pai...dos castigos que ele me deu...de nossas lutas corporais...das manchetes nos jornais e noticiários reportando meu caso.
Minha Mãe demorou muito a acreditar que eu estava me Recuperando. Não tiro a razão dela, pois foram várias as vezes em que eu havia prometido me Recuperar...sem sucesso. A Dependência Química havia me tirado o poder de cumprir com minha palavra...eu dizia que “nunca mais” ia usar e logo estava usando novamente. Foram dezenas de internações...fui pra todas as Igrejas que conhecia...fui até Hare Krishna...nos meus últimos dias de adicção ativa, eu já ETA ateu e atoa...estudei o anti-cristo na prisão. Mas o Poder Superior tinha um MILAGRE a fazer na minha vida...e fez. E este MILAGRE vem acontecendo já alguns anos em minha vida, mas o mais importante é o hoje, que eu não usei Drogas, SÓ POR HOJE.
Hoje minha família já acredita em mim. Apesar de minhas insanidade, eu hoje consigo com que minha família confie em mim. Mas isso demorou longos anos pra acontecer. Lembro-me que minha Mãe só foi pela primeira vez no meu recebimento de fichas em A.A. quando eu completei meus 02 anos sóbrio, pois ela dizia que eu estava dando só um tempo...dois anos e ela não acreditava...totalmente desconfiada comigo. Demorou tempo para me dar um Dinheiro para pagar uma conta ou para ficar sozinho em casa. O abraço quando eu chegava em casa era mais para sentir o cheiro de que para expressar carinho. Minha família ainda hoje sofre muito, pois nós somos todos os filhos Dependentes Químico. Eu, que sou o mais velho, o meu irmão mais novo que eu e minha irmã, estamos em Recuperação. Mas tem outros dois que não estão bem e estão sendo moradores de rua, no Recife, e isso tem me consumido bastante, como co-dependente.
Agora eu pergunto: - Se ter um filho Dependente Químico já é dor de cabeça, imagine ter os 05 filhos Dependentes Químicos?
Tenho uma irmã mais nova, entrando na pré-adolescência, que está bem e mora com uma Tia minha, que tenho Fé no Poder Superior, não terá envolvimento com Drogas.
Finalizo este Post dedicando aos meus familiares e à todos os familiares dos Adictos Limpos e/ou na ativa!
 

SÓ POR HOJE – FUNCIONA!
 
Abração a todos!
TAMUJUNTU.

Um comentário:

  1. Confiança neh?Palavrinha sagrada para mim uma vez quebrada é complicado....
    Difícil voltar a confiar de novo,tem todo um processo de readaptação ou adequação seja melhor,que bom que sua família já confia em vc,mas sei que deve ter ralado bastante para alcançar esse mérito e não tiro nem um pingo as razões dele...
    Eu mesma estou neste processo com meu mano e com meu marido também é bem complicadoooo!
    Abraços,TamuJuntu!

    ResponderExcluir