Sejam Bem Vindos!

Quero agradecer, carinhosamente, pela sua visita e espero que possamos continuar partilhando experiências, as quais considero-as importantes para manutenção de minha recuperação.
Sua partilha (comentários) aqui nos Posts, bem como seguir-me quando julgares conveniente, é importante para que possamos estreitar ainda mais a nossa amizade, algo que é fundamental para um crescimento em nível de ser humano...ainda mais quando se trata de um adicto em recuperação, como eu.
Por isso, mais uma vez, muito obrigado por sua presença!
Que bom que você veio! Que bom que você me visitou!
Melhor ainda será ler seus comentários e ver-te aqui, sempre que possível, ajudando-me dia-a-dia.
Que O PODER SUPERIOR continue te concedendo o direito de reconhecer, aceitar e realizar a Vontade DELE, em todas as suas épocas e lugares, para que só assim, possas continuar desfrutando destas Dádivas de renovados dias Limpos, Serenos e repletos de Saúde e Paz!
Abraços e TAMUJUNTU.

terça-feira, 26 de junho de 2012

26 DE JUNHO - DIA INTERNACIONAL DE COMBATE AS DROGAS!

Olá, pessoal!
Tudo bem com vocês?
Aqui, comigo, tá tudo na paz, Graças Ao Poder Superior!
Espero que estejam também todos desfrutando de muita saúde e paz, juntamente com todos os que lhes são caro.


 
Ontem, (25/06/2012), foi um dia bacana pra mim e para muitos que participaram do II ENCONTRO MUNICIPAL DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS EM IMPERATRIZ/MA.


O evento, organizado pelo CAPSad de Imperatriz, teve a presença de representantes de vários segmentos da Sociedade, onde aproveitamos a oportunidade para dar início a reativação do Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas, haja visto que o mesmo está desativado há anos.


O evento contou com a Palestra da Professora Janete Valois, que é Mestre em Psicologia Social, Supervisora Clínica-Institucional conveniada ao Ministério da Saúde e Assessora Técnica do Departamento de Atenção à Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde do MA. Também teve apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo Consultório de Rua na cidade de Imperatriz, bem como do próprio CAPSad.


 Profissionais da Saúde Mental

Foi apresentado ainda os Projetos que estão em andamento para a vinda de 04 (quatro) UAT - Unidades de Acolhimento Transitório - para a Região de Imperatriz, sendo duas delas em Imperatriz (uma adulto e uma infantil) e outras duas para cidades vizinhas aqui na Região.

Sabe-se das dificuldades de se conseguir aprovar no MS as licitações para implantação dessas Redes, haja visto os pré-requisitos para que as mesmas possam ser efetivadas. Ainda assim, por aqui o negócio tá melhorando nesse sentido.


Um dos pontos bastante discutido no evento foi o "chamamento" para que cada segmento da Sociedade pudesse participar de forma ativa nas Políticas Públicas Sobre Álcool e Outras Drogas no Município. E para enfatizar melhor ainda, exemplificando como isso funciona na prática, foi mostrado um vídeo falando sobre algumas ONG's que trabalham em rede, com parcerias de Conselhos Municipais, Ministério Público, Conselho Tutelar, Judiciário, Segurança Pública, etc.   Também foi mostrado um exemplo de uma comunidade lá no Ceará, onde se criou a Terapia Comunitária há mais de 21 anos, que tem sido resolvido 85% dos casos que chegam até lá, sendo apenas 15% encaminhado para tratamento Clínico. Uns exemplos de que, quando se quer fazer, se faz.

A propósito, faço aqui questão de postar o link para se conhecer mais sobre a TERAPIA COMUNITÁRIA, que foi criada pelo Dr. Adalberto de Paula Barreto.





Hoje, 26 de Junho, é o DIA INTERNACIONAL DE COMBATE AS DROGAS. Muitas passeatas estão acontecendo mundo a fora. Muitos Jornais certamente estão divulgando essa data e seus consequentes movimentos. Mas, os mesmos Jornais estão noticiando trágicos episódios consequentes de uso, abuso e/ou dependência de Drogas. Estes mesmos noticiários contradizem os resultados esperados por tais movimentos e nem por isso, serão os últimos a serem noticiados. Muitas Mães ainda terão que chorar muito pela perca de seu Filho, para que outros Filhos possam tem direito a Atendimento Básico à Saúde, como diz a Constituição Federal, em seu Artigo 196. Ainda teremos que derramar muitas lágrimas para que possamos ter uma Política Pública que torne, ao menos, minimizador o efeito destrutivo das Drogas na Sociedade.  Digo na Sociedade, pois no organismo mesmo, isso é impossível de acontecer, pois os efeitos das Drogas estão cada vez mais nocivo, devastador, destruidor. A todo instante surge uma nova Droga, com um potencial ainda maior. A todo instante mais um adolescente está a experimentar algo novo, para "fazer parte" da turminha, da tribo, do grupo.

Ontem, quando eu estava no evento, me acompanhava uma grande amiga minha, que é professora e também formanda em Psicanálise. Ela contava suas experiências quando em sala de aula e eu falava de como eu era quando estudava. Falava de minhas absurdas traquinagem que aprontava na escola. Narrei um fato que realmente fez um abalo enorme da época, o qual eu posso até fazer uma postagem posterior falando sobre isso. Mas o que eu quero aqui dizer é sobre o que essa minha amiga me falou sobre sua experiência  em sala de aula. Um dos fatos que ela contou foi sobre um aluno dela, (uma criança), que narrava pra ela, com certa naturalidade, como o Pai e ele faziam pra se esconder da Polícia, levando a Droga que o Pai dele traficava. Ele falava com tanta admiração que causava espanto! Isso deu-se no ano de 2008.....eu me pergunto: -Será que ele seguiu o caminho que ele tanto admirava? -Será que ele ainda continua estudando? -Como serão as experiências que ele tá narrando hoje para os professores, caso ele ainda esteja ao meno frequentando a escola? -Será que esse jovem ainda está ao menos vivo hoje?





Vou ficando por aqui, agradecendo ao carinho que tenho recebido por cada um de vocês que deixam aqui seus comentários, bem como a cada um que me manda emails e me telefonam. Confesso que essa troca de experiência me faz um bem enorme e me deixa cada dia mais alegre.

Sou feliz por nesse dia 26 de Junho, DIA INTERNACIONAL DE COMBATE AS DROGAS, eu poder dizer que estou Limpo, Só Por Hoje. Alegro-me em dizer que não usei Drogas hoje e não me fez falta alguma.







Como eu sempre digo: "O bagulho é doido....mas a Recuperação é mais doido ainda!"

Que neste dia possamos cada um de nós fazermos a diferença, engajando-nos nas Redes de Apoio, nas Políticas Públicas, nas atividades que possam levar uma melhor qualidade de vida àquele que uma hora dessa anda louco, totalmente "rodado", em busca de mais uma dose.

Que possamos fazer a nossa parte, estendendo a mão àquele que ainda sofre, independente dele ser ou não nosso parente ou amigo.

Quanto a Mãe Maria do Estado do Tocantins, que tenho comentado aqui em minhas últimas postagens.... O Processo continua parado, como na última postagem..ou seja, AGUARDANDO DEVOLUÇÃO DE CARTA PRECATÓRIA.

Já ela, a Mãe Maria.....continua aguardando.....mas aguardando um MILAGRE DE DEUS, pois o que ela não quer aguardar, mas quase recebe mesmo sem querer, é a notícia...a trágica notícia de que mataram o Filho dela, já que na semana passada quase isso acontece....ele foi espancado bastante.

Vou ficar com estas poucas palavras, expressando minha indignação pelo descaso no caso de Dona Maria. Vou ficar com estas poucas palavras, expressando meu repúdio por tantas outras Mães Marias estarem sendo desassistidas pelo Poder Público à Saúde e à Vida. Vou ficar com estas poucas palavras agradecendo à todos que de forma direta ou indireta fazer a grande diferença para que pessoas como eu esteja conseguindo alcançar mais um dia sem fazer uso de Drogas. Vou ficando com estas poucas palavras parabenizando tantos outros adictos que, como eu, estamos Limpos, Só Por Hoje.

Eu, Júnior, um adicto em Recuperação....Limpo, Só Por Hoje!

Abração e TAMUJUNTU.

10 comentários:

  1. Olá amigo, mais uma postagem cheia de sabedoria e informação.. e vc sempre trabalhando para ajudar as pessoas. Muito lindo seu trabalho.. Parabéns amigo!! Vc escreve muito bem, sabe escrever com sentimento, deveria escrever um livro, sabe? eu compraria..rs.. e muitos outros também!!!
    Forte abraço!!!
    Tenha bons momentos querid..
    SPH.

    ResponderExcluir
  2. rsrsrsrsrs

    Minha querida Bia!!
    Como é bom ouvir isso! Tenho que ter cuidado, pois adicto não pode se achar muito não.....srsrsrs
    Mas valeu pelas palavras, amiga!! Na real, na real, desde minha última reclusão, eu comecei a escrever um livro. Só que, por ter saído de lá de maneira repentina e inesperada, não consegui tirar todo os meus papéis e isso me desanimou bastante, pois ainda ficou um caderno daqueles de 12 matérias quase todo escrito. Enquanto eu tava lá dentro, ainda tirei uns cadernos e pedi para a Mãe de um dos meus filhos guardar em casa, mas quando eu saí, tive que ficar fora de Recife e aos poucos eu não voltei mais pra lá. Resultado...perdi grande parte do material que já havia escrito. Mas ainda tenho uma quantidade que dá pra escrever e já até pensei nisso....mas confesso que não me vejo como escritor.
    De qualquer forma, valeu pelas palavras, amiga!
    Abração e TAMUJUNTU.

    ResponderExcluir
  3. Junior, deve ter sido bem da hora esse encontro...
    Me chamou muito a atenção a historia que sua amiga te contou, da naturalidade que o aluno contava sobre esconder-se da policia como o pai...
    Infelizmente há muitos casos desse por aí neh?!
    As crianças já nascem no meio do trafico e pra ela aquilo se torna normal, infelizmente acho dificil uma criança que nasça nesse meio seguir o caminho da honestidade...
    Não queria estar falando isso, mas infelizmente acho que é isso...

    Fique na paz...

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Maria!
      Foi muito massa, oh!
      Quanto a história de minha amiga, de fato é apenas um dos inúmeros casos que existem por aí...vc tá certinha!
      Também acho difícil uma criança que tenha uma "aula" dessa, com seus "mestres" ensinando o mundo do crime, seguir um caminha honesto. Não que isso seja impossível, né? Mas elas já tem um referencial ali, bem próximo e isso lhes traz a ideia de que é tudo muito lindo e muito maravilhoso.
      Aliás, eu tenho até uns escritos que essa minha amiga escreveu sobre esse aluno dela e uns outros idênticos, que irei fazer uma postagem sobre ele. Na próxima postagem eu publico.
      Valeu pelas palavras, minha querida companheira!
      Abração e bons momentos.

      Excluir
  4. Amigo, adorei a postagem e como sempre aprendo muito com suas palavras!!!
    Me emocionei...
    Tamujuntus sempre!

    ResponderExcluir
  5. Valeu, Giulli!!
    Abração, minha querida!
    Bons momentos!
    Abração e TAMUJUNTU.

    ResponderExcluir
  6. é fogo...hoje em dia..ta tudo muito normal...eu mesma antes de conviver com um adicto, não tinha a real noção do estrago que a droga causava...o alcool...mesmo qt mulekada ta por ai nas portas das escolas...cabulando..pra enche a cara..eu mesma ja fiz muito isso na minha adolescência...hoje eu reconheço que andei em cima de uma linha muito fina pra cair de cara em um precipício...é complicado...muito complicado...mais é assim com pessoas com essa determinação como vc..que se começa a a fazer algo pra se melhora esse país...parabéns...
    fique com Deus e SPH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, Kel....hj em dia tá tudo muito normal. Vc andou pertinho, pertinho de cair num precipício, mesmo, oh! O PODER SUPERIOR foi generoso contigo.
      Agradeço pelo carinho e pela visita no blog...conto contigo.
      Abração e fica na paz.
      TAMUJUNTU.

      Excluir
  7. Olá JR,
    É mesmo uma grande satisfação para mim, fazer parte deste teu Mundo de Vivências! Procuro entender-te e colocá-lo cada vez mais presente em meus dias. Tudo que vem de ti faz-me um bem enorme, principalmente quando o assunto é RECUPERAÇÃO E PODER SUPERIOR!Agradeço a tua dedicação comigo e com minha família, que tem a ADICÇÃO E A CODEPENDÊNCIA como molas.
    Com relação ás tuas escritas...bem...tu me conhece...sabes por onde tenho andado, o que tenho feito e o que tenho dito a ti, mas digo-te ainda:1-Como Educadora: aposto fielmente na educação, 2-Como Mãe: sofro com Mãe-Maria, 3-Como Codependente: um pouco cética e Como tua amiga, que me auto considero, afirmo tudo o que tenho sentido nesses últimos meses e que tu presenciou.
    Por enquanto é isso...abraços...até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jane!
      Alegria enorme essa minha em te ver por aqui, minha amiga!
      Suas palavras são, para mim, grandiosas demais, pois tenho para contigo tamanha admiração e estima e sabes bem disso.
      Quero te ver mais vezes por aqui e já estou seguindo seu blog, o qual eu tenho certeza de que será de grande valia para os leitores.
      Aceite meu forte e cordial abraço, cheio de paz !
      TAMUJUNTU.

      Excluir