Sejam Bem Vindos!

Quero agradecer, carinhosamente, pela sua visita e espero que possamos continuar partilhando experiências, as quais considero-as importantes para manutenção de minha recuperação.
Sua partilha (comentários) aqui nos Posts, bem como seguir-me quando julgares conveniente, é importante para que possamos estreitar ainda mais a nossa amizade, algo que é fundamental para um crescimento em nível de ser humano...ainda mais quando se trata de um adicto em recuperação, como eu.
Por isso, mais uma vez, muito obrigado por sua presença!
Que bom que você veio! Que bom que você me visitou!
Melhor ainda será ler seus comentários e ver-te aqui, sempre que possível, ajudando-me dia-a-dia.
Que O PODER SUPERIOR continue te concedendo o direito de reconhecer, aceitar e realizar a Vontade DELE, em todas as suas épocas e lugares, para que só assim, possas continuar desfrutando destas Dádivas de renovados dias Limpos, Serenos e repletos de Saúde e Paz!
Abraços e TAMUJUNTU.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

DECEPÇÃO & FRUSTRAÇÃO.


Olá, pessoal!
Espero que estejam todos em gozo de saúde e paz, juntamente com todos os que vos cercam.

Acabei de passar por uma situação constrangedora, mas tão constrangedora, que fico até sem chão nessas horas.
Uma pessoa, à quem eu o tinha (e que o tenho ainda) como grande amigo, me fez uma tremenda decepção. Eu o havia indicado para uma Empresa de um conhecido meu, numa cidade lá no Estado do Pará. Ele ficou poucos dias na função em que havia sido contratado e logo pegou a confiança do dono e assumiu um cargo de maior responsabilidade. Agora há pouco meu telefone toca. Era o meu amigo, dono da Empresa, dizendo que o meu prezado amigo havia desaparecido da Cidade, desde ontem e, pra completar, deu um prejuízo de mais de Oitenta Mil Reais em mercadorias. 

Fiquei (e ainda estou) surpreso por tal acontecimento. Jamais imaginava que aquele cara fosse capaz de fazer isso. Eu o conheço já há bastante tempo e nunca tinha tido conhecimento de nada que desabonasse a conduta dele. Ao contrário, sempre o tinha como uma pessoa confiável.
Estou aqui pasmo com a notícia!

O meu amigo me ligou e contou detalhes, coisas que eu estou aqui até agora sem conseguir "engolir" tantos absurdos. Nem soube o que dizer pro camarada! As palavras quiseram travar, mas, ainda bem que ele me conhece e sabe que eu jamais iria indicar alguém em quem eu não confiasse.
Mas eu estou muito sem graça e envergonhado.
Meu Pai dizia sempre assim:
"Meu filho! A gente só se decepciona com quem a gente conhece! A gente não se decepciona com quem a gente não conhece, não... Porque se uma pessoa que a gente não conhece, nos fizer qualquer maldade, para nós não será nenhuma decepção, pois a gente nem sabia quem era aquele(a) desconhecido(a)!".

Realmente...se uma pessoa que a gente não conhece, nos fizer qualquer maldade, para nós não será nenhuma decepção, pois a gente nem sabe quem é a pessoa. Mas se uma pessoa que a gente conhece ou que ganha nossa confiança, fizer algo que a gente não imaginava que ele fizesse contra a gente....isso causa uma decepção tamanha, como a que estou sentindo agora.

Mas eu não posso deixar isso me abalar, não! Eu tenho uma porra de depressão que me acaba com qualquer besteira. As vezes, do nada, estou deprimido. E quando me deparo com fatos desta natureza, aí é que tenho que tá com o "piloto automático" ligado, pra ficar atento com as consequências da deprê.
Estes dias, não foi somente essa parada que me trouxe certa frustração, não. Recentemente, poucos dias atrás, eu indiquei uma Clínica para um familiar levar seu adicto para internação involuntária. Hoje a Mãe dele me ligou, dizendo que vai tirar o brother de lá, pois não está nada alegre com o que tem acontecido lá na Instituição. Segundo ela, não tem nada de acordo com o prometido. Ficou sendo uma propaganda enganosa.

Bom! Coisas dessa natureza não é a primeira vez que isso acontece. Eu que trabalho diretamente nesta área, estou sempre vendo ou tendo conhecimento de fatos idênticos. São tantas pessoas que se aproveitam da fragilidade da família para tentar arrecadar dinheiro em cima da doença do parente, que todos os dias eu tenho conhecimento de algo parecido.

E isso não é de hoje e, lamentavelmente, afirmo, com toda convicção, de que não vai acabar nem tão cedo. Ainda veremos muitas famílias que irão entregar seus adictos aos cuidados de pessoas que não entendem porra nenhuma de dependência química, mas que, de maneira absurda, conseguem manter de portas abertas (ou melhor, fechadas), um espaço que só consegue mesmo deixar o adicto abstêmio, sem usar, mas que tratamento que é bom....passa longe!

Esses lugares mais parecem uma Instituição Correcional de que uma Instituição de Tratamento. Lá, os adictos recebem mais punição do que cuidados. Em muitos desses locais, os internos são obrigados a repassarem a impressão de que está tudo bem ou, caso contrário...punição!

Eu digo isso não somente por falar...digo com toda convicção...seria até capaz de falar aqui os nomes de algumas Instituições que não fazem nada corretamente....muito pelo contrário, contrariam todas as normas e procedimentos regulamentadores. Entretanto, como este não é o objetivo do blog, evitarei divulgar.

Mas eu digo isso com toda convicção de quem acompanha o dia-a-dia de adictos que são submetidos a internação compulsória. Digo isso pelo fato de fazer parte de uma Comissão que visita periodicamente várias Instituições de Tratamento e Correcionais neste Brasil de meu DEUS. Digo isto pelo fato de já ter sido interno em várias Instituições dessas. Ou seja, eu falo categoricamente e com toda segurança.

É lógico que nem todas são assim. É lógico que existem excelentes profissionais que dedicam-se incansavelmente aos pacientes. Claro que existem Tratamentos referências. Mas existem uma grande quantidade de pessoas que estão se aproveitando da fragilidade das famílias e estão só atrapalhando, pois, ao invés de avançar o processo de recuperação, atrasa mais ainda.

Quando a família chega procurando ajuda, eles estão lá. Estão com um sorriso no rosto, alegre por saber que encontrou mais uma vítima. (não vítima das drogas, mas vítima dele). As vezes a família vende até a moradia para tratar o familiar. Aí é que eles gostam mesmo, porque sabem que tem mais dinheiro pra gastar.

Ao chegar na Instituição, geralmente levam os parentes para conhecerem o local onde seu adicto será cuidado...servem algo...as vezes um cafezinho, ou um suco....as vezes, água mesmo.

Quando você vira as coisas...pronto!
Ali ficou toda sua esperança de ter encontrado o lugar certo para tratar seu familiar. O que você as vezes não sabe, é que aquele lugar pode te frustar tanto, mas tanto, que em algumas vezes, através daquela situação, suas esperanças acabam se esgotando. Algumas famílias ficam tão decepcionadas que deixam até de tentar outras vezes.

Compartilho, neste momento, deste sentimento de decepção.

É incrível como existem pessoas falsas nesse mundo!

Até concordo que, no Submundo do Sistema, algumas pessoas são falsas pela natureza da adicção...já outras são pela própria natureza. É a personalidade dela mesmo. Existem situações e situações.

Nós, adictos, fomos tão falsos com os outros que enganamos, principalmente, a nós mesmos.
Mas existem pessoas tão falsas, que só mesmo JESUS na causa.

E, para tornar esse post um pouco mais alegre, (pois eu estou aqui péssimo, frustado, decepcionado com meu amigo¹), eu quero apresentar um vídeo, onde um personagem bastante conhecido aqui no Nordeste, faz uma comédia em cima destas pessoas falsas, que se dizem seu amigo, mas que, por trás, lhe dá  punhaladas....acabam contigo.

N.B. 1- Digo que é meu amigo, pois não será por isso que deixarei de ser amigo dele.


Encontraremos, ainda, muitos Coxinhas em nosso dia-a-dia. Estejamos atento para os que são nossos verdadeiros amigos e em quem podemos verdadeiramente confiar.

Mas, como dizia Painho, a gente só se decepciona com quem a gente conhece!

Abração e TAMUJUNTU.

12 comentários:

  1. Amigo..
    Fica assim não, você não foi o responsável por esta atitude do seu amigo viu. Fique assim não omi. Você só quis ajuda-lo! Você não ia adivinhar que isso iria acontecer, e também você não foi o responsavel por isso acontecer, a escolha foi do seu amigo e não sua, então a culpa não é sua. A responsabilidade foi dele e não sua.
    Esse quadro deste programa é muito engraçado aqui no Nordeste viu.. kkkkk
    Infelizmente existem pessoas que são desse jeitinho.
    Mais fique assim não tá? Fica bem.
    Bjus.
    TAMUJUUUUUUUUUUUNTO!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo!!!
    Nada de ficar na depre por causa dessas coisas, o importante é que você fez as duas coisas tentando ajudar...
    Na sua consciência você sabe muito bem, que tentou fazer o BEM nas duas situações, isso que importa!
    Seu amigo que não soube aproveitar a oportunidade, e infelizmente a clínica são de pessoas que só preocupam com si mesmo... Como se diz: O seu tijolinho lá em cima foi colocado... Os outros, que vão ter que acertar a conta com Deus!

    Fique na paz amigo!
    Boas 24hs...
    TAMU JUNTO!

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo, parabéns pelo blog e continue firme e forte na sua jornada pessoal e pelo próximo e muito obrigada pela visita ao blog espiritismo em foco.
    Abraços!
    Roselane

    ResponderExcluir
  4. Oi, P....
    Entendi direitinho seu recado, minha amiga. Suas palavras deixaram-me mais aliviado na consciência.
    Abração e TAMUJUNTU.
    ______________________


    Maria, amiga...
    Valeu pelas palavras. Realmente eu só tentei fazer o bem. Valeu pela força, amiga.
    Abração e TAMUJUNTU.
    _________________________


    Minha amiga Roselane.
    Obrigado pelas palavras e pela visita ao meu blog. Espero que continue sempre voltando.
    Estou sempre seguindo o seu maravilhoso blog.
    Parabéns pelo mesmo.
    Abração e TAMUJUNTU.

    ResponderExcluir
  5. Querido amigo, você fez a sua parte!
    Quanto às instituições, infelizmente, é verdade. Existem muitos querendo se aproveitar do desespero dos familiares, para ganharem R$ fácil. Mas, deixa pra lá. Existe também muita gente boa disposta realmente a ajudar!
    A decepção faz parte da vida, meu amigo, mas sei que você vai superar isso, SÓ POR HOJE!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo, sei que uma situação como essa chateia, mas, você é corajoso, corajoso ao ponto de criar expectativas em cima de alguém ou uma situação, mesmo sabendo que isso pode te frustrar, e isso é para poucos, e foi o que você fez, você confiou e acreditou, tenha orgulho de si e não vergonha por ter indicado seu amigo, você não é responsável pelas atividades dos outros tampouco culpado...
    Quanto as clinicas, é triste mesmo tal situação, é duro saber que é grande o número de aproveitadores e que esse número só aumenta...
    Estamos juntos sempre amigo!

    ResponderExcluir
  7. E ai companheiro Junior, teu blog é a sensação do momento.
    Você é meu ídolo !!!!
    Serena Sobriedade.

    ResponderExcluir
  8. Oii amigo, a vida é assim msmo infelizmente nos decepcionamos com quem a gente menos espera. Força!
    Grande Beijo já estava com saudade de ler seu blog

    ResponderExcluir
  9. Cadê tu meu nego??? voltei de férias e nada de vc?
    Aguardando as novidades e espero que tenha superado essa decepção, não vale a pena ficar desse jeito viu?
    beijos da sua amiga aqui!!

    ResponderExcluir
  10. Junior... te amo companheiro, seu exemplo é muito importante pra mim, pois me ajuda a continuar na caminhada de minha propria recuperação, Se deixar abalar todo mundo corre o risco... mas não se deixe cair... apoie aqui neste meu ombro...!!! Um carregando o outro... pois enquanto os laços que unem forem mais fortes...
    Tamu junto Companheiro!!!!

    ResponderExcluir
  11. Junior cade vc irmão???
    Volta pra gente, volta pra dizer que só por hoje funciona!
    Volta pro blog, volta pra dizer que Só por hoje tamu junto!
    Volta pra postar, volta pra dividir e pra gente carregar junto tudo isso!
    Volta companheiro! Continua voltando que funciona! Lembra?
    Preciso de sua força, seja ela grande ou pequena!
    Preciso trocar minha força com a sua, seja ela grande ou pequena!
    Porque só funciona se a gente trocar, dividir, e se apoiar junto!
    Estamos com saudades... Volta!
    Beijos Companheiro!, Vc ajuda muito na minha recuperação! Preciso da sua voz pra ajudar a mim mesma a acreditar na minha!
    Tamu junto!

    ResponderExcluir
  12. Oi, pessoal!
    Agradeço, carinhosamente, a todas as palavras deixadas aqui em comentários.
    Valeu, mesmo!
    Valeu, Cici....valeu, Jorge Maia....Valeu, Poly.... Valeu, Gaby... Valeu, Jé.... Valeu, Giulli.... Valeu, Roseane... Valeu, P..... Valeu, Maria.... Valeu todos vocês!
    Agradeço à todos!
    TAMUJUNTU.

    ResponderExcluir