Olá, pessoal!
Tudo bem com vocês?
Aqui, comigo, tá tudo na paz, Graças Ao Poder Superior!
Espero que estejam também todos desfrutando de muita saúde e paz, juntamente com todos os que lhes são caro.
Ontem, (25/06/2012), foi um dia bacana pra mim e para muitos que participaram do II ENCONTRO MUNICIPAL DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS EM IMPERATRIZ/MA.
O evento, organizado pelo CAPSad de Imperatriz, teve a presença de representantes de vários segmentos da Sociedade, onde aproveitamos a oportunidade para dar início a reativação do Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas, haja visto que o mesmo está desativado há anos.
O evento, organizado pelo CAPSad de Imperatriz, teve a presença de representantes de vários segmentos da Sociedade, onde aproveitamos a oportunidade para dar início a reativação do Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas, haja visto que o mesmo está desativado há anos.
O evento contou com a Palestra da Professora Janete Valois, que é Mestre em Psicologia Social, Supervisora Clínica-Institucional conveniada ao Ministério da Saúde e Assessora Técnica do Departamento de Atenção à Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde do MA. Também teve apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo Consultório de Rua na cidade de Imperatriz, bem como do próprio CAPSad.
Profissionais da Saúde Mental
Foi apresentado ainda os Projetos que estão em andamento para a vinda de 04 (quatro) UAT - Unidades de Acolhimento Transitório - para a Região de Imperatriz, sendo duas delas em Imperatriz (uma adulto e uma infantil) e outras duas para cidades vizinhas aqui na Região.
Sabe-se das dificuldades de se conseguir aprovar no MS as licitações para implantação dessas Redes, haja visto os pré-requisitos para que as mesmas possam ser efetivadas. Ainda assim, por aqui o negócio tá melhorando nesse sentido.
Um dos pontos bastante discutido no evento foi o "chamamento" para que cada segmento da Sociedade pudesse participar de forma ativa nas Políticas Públicas Sobre Álcool e Outras Drogas no Município. E para enfatizar melhor ainda, exemplificando como isso funciona na prática, foi mostrado um vídeo falando sobre algumas ONG's que trabalham em rede, com parcerias de Conselhos Municipais, Ministério Público, Conselho Tutelar, Judiciário, Segurança Pública, etc. Também foi mostrado um exemplo de uma comunidade lá no Ceará, onde se criou a Terapia Comunitária há mais de 21 anos, que tem sido resolvido 85% dos casos que chegam até lá, sendo apenas 15% encaminhado para tratamento Clínico. Uns exemplos de que, quando se quer fazer, se faz.
A propósito, faço aqui questão de postar o link para se conhecer mais sobre a TERAPIA COMUNITÁRIA, que foi criada pelo Dr. Adalberto de Paula Barreto.
Hoje, 26 de Junho, é o DIA INTERNACIONAL DE COMBATE AS DROGAS. Muitas passeatas estão acontecendo mundo a fora. Muitos Jornais certamente estão divulgando essa data e seus consequentes movimentos. Mas, os mesmos Jornais estão noticiando trágicos episódios consequentes de uso, abuso e/ou dependência de Drogas. Estes mesmos noticiários contradizem os resultados esperados por tais movimentos e nem por isso, serão os últimos a serem noticiados. Muitas Mães ainda terão que chorar muito pela perca de seu Filho, para que outros Filhos possam tem direito a Atendimento Básico à Saúde, como diz a Constituição Federal, em seu Artigo 196. Ainda teremos que derramar muitas lágrimas para que possamos ter uma Política Pública que torne, ao menos, minimizador o efeito destrutivo das Drogas na Sociedade. Digo na Sociedade, pois no organismo mesmo, isso é impossível de acontecer, pois os efeitos das Drogas estão cada vez mais nocivo, devastador, destruidor. A todo instante surge uma nova Droga, com um potencial ainda maior. A todo instante mais um adolescente está a experimentar algo novo, para "fazer parte" da turminha, da tribo, do grupo.
Ontem, quando eu estava no evento, me acompanhava uma grande amiga minha, que é professora e também formanda em Psicanálise. Ela contava suas experiências quando em sala de aula e eu falava de como eu era quando estudava. Falava de minhas absurdas traquinagem que aprontava na escola. Narrei um fato que realmente fez um abalo enorme da época, o qual eu posso até fazer uma postagem posterior falando sobre isso. Mas o que eu quero aqui dizer é sobre o que essa minha amiga me falou sobre sua experiência em sala de aula. Um dos fatos que ela contou foi sobre um aluno dela, (uma criança), que narrava pra ela, com certa naturalidade, como o Pai e ele faziam pra se esconder da Polícia, levando a Droga que o Pai dele traficava. Ele falava com tanta admiração que causava espanto! Isso deu-se no ano de 2008.....eu me pergunto: -Será que ele seguiu o caminho que ele tanto admirava? -Será que ele ainda continua estudando? -Como serão as experiências que ele tá narrando hoje para os professores, caso ele ainda esteja ao meno frequentando a escola? -Será que esse jovem ainda está ao menos vivo hoje?
Vou ficando por aqui, agradecendo ao carinho que tenho recebido por cada um de vocês que deixam aqui seus comentários, bem como a cada um que me manda emails e me telefonam. Confesso que essa troca de experiência me faz um bem enorme e me deixa cada dia mais alegre.
Sou feliz por nesse dia 26 de Junho, DIA INTERNACIONAL DE COMBATE AS DROGAS, eu poder dizer que estou Limpo, Só Por Hoje. Alegro-me em dizer que não usei Drogas hoje e não me fez falta alguma.
Como eu sempre digo: "O bagulho é doido....mas a Recuperação é mais doido ainda!"
Que neste dia possamos cada um de nós fazermos a diferença, engajando-nos nas Redes de Apoio, nas Políticas Públicas, nas atividades que possam levar uma melhor qualidade de vida àquele que uma hora dessa anda louco, totalmente "rodado", em busca de mais uma dose.
Que possamos fazer a nossa parte, estendendo a mão àquele que ainda sofre, independente dele ser ou não nosso parente ou amigo.
Quanto a Mãe Maria do Estado do Tocantins, que tenho comentado aqui em minhas últimas postagens.... O Processo continua parado, como na última postagem..ou seja, AGUARDANDO DEVOLUÇÃO DE CARTA PRECATÓRIA.
Já ela, a Mãe Maria.....continua aguardando.....mas aguardando um MILAGRE DE DEUS, pois o que ela não quer aguardar, mas quase recebe mesmo sem querer, é a notícia...a trágica notícia de que mataram o Filho dela, já que na semana passada quase isso acontece....ele foi espancado bastante.
Vou ficar com estas poucas palavras, expressando minha indignação pelo descaso no caso de Dona Maria. Vou ficar com estas poucas palavras, expressando meu repúdio por tantas outras Mães Marias estarem sendo desassistidas pelo Poder Público à Saúde e à Vida. Vou ficar com estas poucas palavras agradecendo à todos que de forma direta ou indireta fazer a grande diferença para que pessoas como eu esteja conseguindo alcançar mais um dia sem fazer uso de Drogas. Vou ficando com estas poucas palavras parabenizando tantos outros adictos que, como eu, estamos Limpos, Só Por Hoje.
Eu, Júnior, um adicto em Recuperação....Limpo, Só Por Hoje!
Abração e TAMUJUNTU.