Sejam Bem Vindos!

Quero agradecer, carinhosamente, pela sua visita e espero que possamos continuar partilhando experiências, as quais considero-as importantes para manutenção de minha recuperação.
Sua partilha (comentários) aqui nos Posts, bem como seguir-me quando julgares conveniente, é importante para que possamos estreitar ainda mais a nossa amizade, algo que é fundamental para um crescimento em nível de ser humano...ainda mais quando se trata de um adicto em recuperação, como eu.
Por isso, mais uma vez, muito obrigado por sua presença!
Que bom que você veio! Que bom que você me visitou!
Melhor ainda será ler seus comentários e ver-te aqui, sempre que possível, ajudando-me dia-a-dia.
Que O PODER SUPERIOR continue te concedendo o direito de reconhecer, aceitar e realizar a Vontade DELE, em todas as suas épocas e lugares, para que só assim, possas continuar desfrutando destas Dádivas de renovados dias Limpos, Serenos e repletos de Saúde e Paz!
Abraços e TAMUJUNTU.

segunda-feira, 5 de março de 2012

ACOMPANHAMENTO INDIVIDUALIZADO PARA DEPENDENTES QUÍMICOS

Olá, meus queridos(as)!
Espero estar encontrando todos bem, desfrutando de muita alegria e saúde, juntamente com todos os que lhes são caro.
Aqui, comigo, tudo na paz!

Estou aqui para agradecer ao Poder Superior por mais um dia limpo e com saúde, e para agradecer a cada um de vocês que estão aqui, constantemente, deixando seus recadinhos e me fortalecendo cada dia mais.


Agradeço carinhosamente aos email's que tenho recebido e a confiança de cada um de vocês que nos procuram, tentando buscar uma palavra amiga e/ou uma ajuda para seus adictos que ainda estão na ativa. Eu gostaria de poder ajudar a todos, mas, infelizmente, as coisas não são bem assim...infelizmente as coisas não são tão fáceis como gostaríamos que fossem.


Mas, na medida do possível, vocês sabem que estou aqui para me doar à vocês. Sempre que julgarem necessário, é só procurar que estarei disponível e, quando possível, estaremos juntos no trabalho com vossos adictos e familiares.


No meu Post anterior, eu fiz um comentário sobre um acompanhamento que estou fazendo com um adicto e recebi alguns comentários e vários email's questionando sobre esta metodologia que estamos trabalhando.


Quero aqui dizer que isso é um processo que já estamos trabalhando há um bom tempo, onde estamos sempre mantendo um índice satisfatório nos resultados.


Acontece que este tipo de acompanhamento não é disponibilizado em todo canto, pois o que mais se tem hoje em dia é Comunidades Terapêuticas e Clínicas, onde se trabalha dezenas de adictos de uma só vez, uniformizando o Tratamento, independente da condição em que se encontra o adicto.


Para que se possa ter uma melhor ideia de como funciona, fazemos um trabalho de "Tutor" numa espécie "home care", numa localidade propícia ao processo de desintoxicação e trabalho laborterapêutico, adicionando todas as outras alternativas que hoje se trabalha em DQ, cuidando para que cada caso seja individualmente analisado e trabalhado.


O local onde levamos o adicto não é uma Clínica e nem uma CT, mas é um local que oferece ampla condição de adaptação do adicto à Terapia, o que é favorável a continuidade dele ao Tratamento, pois sabemos que na convivência em grupo de internos, há sempre uma dificuldade de adaptação e entrosamento.


Cabe aqui dizer que o local é uma área de proteção ambiental, onde incluímos atividades de preservação e cuidados ao meio ambiente, bem como outras atividades que fazemos nas convencionais CT.


Quanto ao acompanhamento, quase sempre trabalhamos 1x1, ou seja, um Profissional para um adicto. Algumas poucas vezes trabalhamos com dois ou três adictos ao mesmo tempo, que é o número máximo que colocamos juntos, pois existem alguns adictos que estão sendo acompanhados com a PDR do MS e isso faz com que tenhamos certa cautela na hora da triagem, para que possamos minimizar os riscos de uma provável recaída durante o processo de ressocialização ou mesmo durante a estadia dele conosco.


Tal permanência do adicto conosco varia de caso à caso, pois como o acompanhamento é bem intenso e trabalhado minuciosamente, algumas vezes o tempo de acompanhamento é bem menor do que se ficaria se fosse num regime totalmente "fechado", pois sabemos que os Grupos de mútua ajuda têm os seus merecidos créditos e nós não abrimos mão de participar das Reuniões, sempre que possível. 


Também não deixamos de incluir ao nosso método de acompanhamento, as atividades em CAPSad, nos casos em que haja a necessidade. 


Ou seja, temos uma inclusão de todas as alternativas, trabalhada personalizada, para que o adicto seja devidamente tratado e acompanhado como requer seu grau de adicção ativa e suas respectivas crises de abstinência.


É interessante dizer que os resultados obtidos são os esperados e desejados, com índices de Recuperação tamanha, comparado aos obtidos quando trabalhado de forma coletiva, como acontece nas Clínicas e CT. Logicamente não desmerecendo os trabalhos realizados pelas mesmas, né? Até porque eu também faço parte da Equipe Técnica de um núcleo masculino e outro feminino, além dos  trabalhos no CAPSad.


Sei que temos bastante procura pelos serviços de acompanhamento, o que demonstra a satisfação de quem procura pelos mesmos e recomenda a quem dela necessita. Porém, é difícil conseguir encaixar o adicto assim que a família procura, pois são poucos os profissionais que trabalham com acompanhamento...pelo menos os que eu conheço.


Segue aqui algumas fotos do local onde levamos nossos adictos:
Cabana para descanso das atividades de laborterapia
Intervalo para merenda pela manhã 

Descansando para voltar as atividades 
Preparando-se para partilha à beira do riacho

Família chegando para visitar

Recolhendo frutas para despolpar

Familiares aproveitando para curtir o local, que é lindo!



Trabalhando na preservação do local.

Curtindo um belo banho na cachoeira, após as atividades do dia.

Tomando banho.

Área que acabara de ser varrida e recolhida as folhas.



Ressaltando que estamos sempre fazendo com que a ressocialização aconteça de forma contínua no tratamento, pois em grande parte do dia (ou da semana), estamos dentro da cidade e não somente na localidade onde nos alojamos. Tudo de forma condicionada à realidade apresentada no desenrolar das atividades.

Como eu disse, cada caso é um caso em que fazemos criterioso e minucioso trabalho personalizado.

Bom...acho que este Post deu pra falar mais um pouco sobre o assunto de acompanhamento terapêutico individualizado. Cabe aqui dizer que eu já falei sobre isso em outros Post's, o que mostra que não é de hoje que estamos fazendo estes acompanhamentos e obtendo os resultados esperados e desejados.

Se bem que existem alguns casos em que precisamos de mais tempo que outros, mas, considerando a dificuldade de se trabalhar a adicção, posso dizer que esta "forma" de Tratamento é capaz de trabalhar bem o adicto em sua complexidade psicopatológica.

Para mais informações, segue o email treinamento.consultoria@hotmail.com

Abração à todos e fiquem na paz!
TAMUJUNTU.

11 comentários:

  1. Amigo, que trabalho lindo, lindo de todas as formas, no quesito natureza e no quesito humanidade!!! Eu não imaginava que seria assim, é algo grandioso e de muito valor!!!
    Que se multiplique pelo Brasil a fora!!!
    Beijos e tamujuntus sempre

    ResponderExcluir
  2. Meu querido amigo, você é realmente um missionário,um maravilhoso exemplo de como transformar mal em benção.
    Que Deus abençoe. BJs.
    TAMUJUNTU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Amiga "Fenix"!
      Vc é quem é um exemplo se superação!
      Abração, minha linda!
      TAMUJUNTU.

      Excluir
  3. Caraca Companheiro!!! É isso que +/- acontece nos EUA, achei demais, pq além desse trabalho tem a natureza linda daí!
    Realmente acho que esse trabalho deve dar ótimos resultados afinal imagino que seria o mesmo que ter um "padrinho" 24hs por dia para partilhar e para lhe apontar as falhas escondidas.
    Adorei... um dia se puder quero ir aí ver de perto..
    Beijos Amigo... lindo trabalho

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Cicie.....é isso o que dispomos aqui.....e já faz algum tempo que trabalhamos este método, obtendo resultados satisfatórios.
    Estou te esperando aqui pra passar uma temporada conosco, nos ajudando com sua experiência.
    Venha desfrutar deste paraíso ecológico que é a CHAPADA DAS MESAS.
    https://www.google.com.br/search?q=chapada+das+mesas&hl=pt-BR&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=AZ1WT-CjCoTXtgeFiu2XCQ&sqi=2&ved=0CDYQsAQ&biw=1280&bih=699

    Abração e TAMUJUNTU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. achei muito interessante isso, até eu qria ta ali desfrutando daquela natureza lindaa hehehe...
      Tudo de bom amigoo
      Beeijos

      Excluir
  5. Oi, Jé......estamos te esperando aqui, visse, amiga?
    Vem nos prestigiar com sua presença! Você vai se encantar com o local.
    Abração, amiga!
    TAMUJUNTU.

    ResponderExcluir
  6. Olá companheiro, que trabalho gratificante!

    Adorei o lugar, onde fica ?

    Ter contato com a natureza é tudo, e serve para darmos valor aquilo que Deus nos deu, e por diversas vezes acabamos trocando por coisas futeis.

    Grande beijo!
    Parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mari...tudo bem?
    Esse lugar fica no Maranhão....realmente é um lugar lindo.
    Esse local das fotos é apenas um dos lugares onde desenvolvemos essas atividades.
    Eu amo contato com a natureza. Sou nascido e criado em Capital (Recife/PE), mas sempre que posso, estou no meio do mato. Agora mesmo estou aqui saindo para a Reserva Indígena, onde desenvolveremos um trabalho dentro da Programação da Saúde na Escola, do Governo Federal.
    Abração, amiga.....Venha nos visitar!
    TAMUJUNTU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá companheiro, tudo bem?

      Não faltará oportunidade de visitar vocês! Até porque é sempre bom motivar as pessoas a se manterem limpos e ter um contato com a natureza.

      Adorei a paisagem!

      Grande abraço
      Tamujuntu

      Excluir