Sejam Bem Vindos!

Quero agradecer, carinhosamente, pela sua visita e espero que possamos continuar partilhando experiências, as quais considero-as importantes para manutenção de minha recuperação.
Sua partilha (comentários) aqui nos Posts, bem como seguir-me quando julgares conveniente, é importante para que possamos estreitar ainda mais a nossa amizade, algo que é fundamental para um crescimento em nível de ser humano...ainda mais quando se trata de um adicto em recuperação, como eu.
Por isso, mais uma vez, muito obrigado por sua presença!
Que bom que você veio! Que bom que você me visitou!
Melhor ainda será ler seus comentários e ver-te aqui, sempre que possível, ajudando-me dia-a-dia.
Que O PODER SUPERIOR continue te concedendo o direito de reconhecer, aceitar e realizar a Vontade DELE, em todas as suas épocas e lugares, para que só assim, possas continuar desfrutando destas Dádivas de renovados dias Limpos, Serenos e repletos de Saúde e Paz!
Abraços e TAMUJUNTU.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

“RECUPERAÇÃO SEM AÇÃO RECUPERADA”


Saudações, pessoal!

Espero estar encontrando todos desfrutando de saúde e paz, ao lado dos que vos são caro.

Aqui, comigo, tudo conforme a Vontade Do PODER SUPERIOR.
Apesar das tribulações que o curso natural da vida nos trás, ainda assim, sou ciente dos meus merecimentos e apenas agradeço A ELE por mais um dia de vida, Limpo, SÓ POR HOJE, pois o que recebo é bem mais do que mereço.

Tenho acompanhado, com certa frequência, os Blogs que sou seguidor e alegro-me com umas postagens e me entristeço com outras. Sei o quanto é doloroso para aqueles(as) que estão ainda lutando com seus familiares na ativa, ou até mesmo em “recuperação”, sem ação recuperada.



Fizemos uma temática esses dias no Grupo, sobre “RECUPERAÇÃO SEM AÇÃO RECUPERADA”.....   Meu Pai do Céu!!!     Como aquilo caiu sobre minha cabeça!!!!!      O expositor abordou o Tema em cima dos nossos “sugeridos” Doze Passos, baseando-se na vivência dos mesmos em todas as nossas atividades.

Quando começou a temática, logo me veio em mente ligar para um brother que estava passando por uma situação na qual seria interessante ele estar ali conosco  -- Julguei.   Em seguida, após ter ligado para ele e ele ter vindo para o Grupo, me dei conta de que a pessoa que mais precisava estar ali presente era EU.

Foi uma temática excelente!    Pude refletir como é fundamental para mim, um adicto em recuperação, ter a vivência dos “sugeridos” Doze Passos em minhas atividades.

Quando eu digo “sugerido”, é porque, para um adicto como eu, esse “sugerido” é uma espécie de obrigação... É como um instrutor de paraquedas que orienta seu aluno a puxar a cordinha em determinada altura do salto e no decorre do salto, o aluno tem em mente aquela “sugestão” do instrutor. Cabe a ele seguir ou não a “sugestão”.    Assim sou eu... Ou obedeço criteriosamente aos “sugeridos” Doze Passos, ou o castigo é certo e rápido...adoeço e morro!

Quando abordado o Tema “RECUPERAÇÃO SEM AÇÃO RECUPERADA”, me veio na consciência os puxões de orelha que recebo vez ou outra de minha companheira, dizendo assim: “- Meu irmão!!!!!    Tu não estás mais drogado, não!!   Isso é papel de bêbado, de quem está drogado!!!!!”.

Confesso que às vezes tenho atitudes que minhas ações são ainda de quem está na ativa. Reconheço que algumas ações minhas não são reformuladas, como sugere os Doze Passos. Algumas vezes dou cabimento dela dizer que nem parece que estou em recuperação. Sei quando estou errado e admito prontamente. Pelo menos isso já é uma mudança enorme, pois dar à mão a palmatória, para mim, era coisa de outro mundo. Mas tenho tentado trabalhar esse inventário “relâmpago”, como diz o Décimo Passo.

Conviver com um adicto, seja na ativa ou em recuperação, é mesmo complicado...principalmente quando a recuperação é sem ação recuperada.

Meus primeiros anos de Irmandade, eu era tão sem ação recuperada, que paguei caro por isso.    Eu ingressei primeiro na Irmandade de Alcoólicos Anônimos.     Lá escutei dizer: “evite o 1º gole!”.   Pronto!!    Eu evitava o 1º gole, mas não evitava as outras drogas.    Continuei usando por longos anos.   Aí ingressei na Irmandade de Narcóticos Anônimos.    Lá eu entendia a Programação totalmente errada.   Entendi que eu estava ali apenas para parar de usar drogas, que minha recuperação era apenas para não voltar a usar drogas, etc. Continuei com os mesmos comportamentos, com as mesmas atitudes, com as mesmas ações, etc.

Foi necessário que eu tivesse que chegar novamente ao fundo do poço. Foi preciso que eu tivesse uma Detenção, uma Reclusão numa Unidade Prisional, para que eu percebesse o quanto eu estava longe de uma RECUPERAÇÃO.



Minha vida começou a mudar quando a MOTIVAÇÃO para viver bem me veio mais forte que minhas “motivações” para continuar usando.

Eu tive que realmente decidir entre continuar usando ou continuar vivo...    ...Não me restava outra opção...   ...apenas essas duas.

Algumas pessoas me perguntam o que me fez abandonar as drogas, sair do Submundo do Sistema, deixar a criminalidade (?)...    ...Eu simplesmente respondo:   “-Eu escolhi continuar vivo!”.

MOTIVAÇÃO: Como afirma Bzuneck (2000, p. 9)   “a motivação, ou o motivo, é aquilo que move uma pessoa ou que a põe em ação ou a faz mudar de curso.      

Eu tive que ter um MOTIVO para minha AÇÃO. Um só MOTIVO foi suficiente para que eu tivesse AÇÃO de buscar minha liberdade daquelas prisões às quais eu vivia.   Liberdade daquelas compulsões que me faziam acordar a qualquer hora, já procurando substâncias para modificar minha mente e meu comportamento.   Liberdade daquela insanidade de viver causando inferno na vida de minha família e da sociedade num todo.    Liberdade daquele demônio que vivia em mim, pois eu era o diabo em pessoa.

Fiz de minha vontade de viver, o MOTIVO para minha AÇÃO.

Hoje, posso não ser um santo...e nem pretendo ser...mas já não sou mais aquele “capeta” que infernizava a vida de muita gente.

Procuro estar dentro de sala diariamente, apesar de minhas atividades profissionais que me desloca pelo Brasil a fora. Necessito destas trocas de experiências, pois sei o quanto a vivência do “sugerido” Programa de Recuperação me é importante.

Vivo com meu “piloto automático” ligado e sou notificado sempre que estou SEM AÇÃO RECUPERADA.      E quando meu “piloto automático” não me notifica, tenho alguém por perto que me diz: “Você não está mais drogado, não!!”.

Não usar drogas é apenas o começo de minha RECUPERAÇÃO. Tenho um “sugerido” Programa de RECUPERAÇÃO que me dá condições de ter uma vida totalmente recuperada. Basta me ter um MOTIVO que me conduza a essa AÇÃO!

MOVITAÇÃO para sair do Submundo do Sistema???????
- Eu escolhi continuar vivo!!!!!

Agradeço, carinhosamente, pelo carinho, pelos e-mails, pelos telefonemas e comentários de cada um de vocês.    Vocês fazem parte de minha vida!

Que O PODER SUPERIOR continue iluminando cada um(a) de vocês, para que possamos continuar em RECUPERAÇÃO.



Abração e bons momentos a todos!
TAMUJUNTU.
Júnior, um Adicto em Recuperação, Limpo, Só Por Hoje!

17 comentários:

  1. É ISSO AI COMPANHEIRO MUITA FORÇA E FÉ,QUE DEUS ABENÇOE VOCÊ E SUA FAMÍLIA CADA DIA,POIS O MELHOR DE DEUS PRA SUA VIDA ESTÁ POR VIR!!!
    SERENIDADE E PAZ!!

    Forte abraço!!!
    TAMUJUNTU.

    ResponderExcluir
  2. Fala amigo!
    Você encontrou a principal motivação: Sua vida! e isso que te faz estar de pé até hoje...O amor pela vida...e mais que isso, vc tem dedicado tudo para se manter limpo e ajudar o seu próximo, isso é fundamental amigo...O mais importante é que vc está trilhando o caminho e hoje já é uma pessoa muito melhor e continuará moldando isso, tenho certeza!

    Abração amigo...TMJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala companheira!!!!!
      Bom te ver por aqui!
      Então...viver limpo é, para mim, uma necessidade para continuar vivo, por isso, minha dedicação à minha recuperação.
      Agradeço pelas palavras e desejo-lhe bons momentos.
      Abração e TAMUJUNTU.

      Excluir
  3. amigo...toaqui arrepiada...pq olho pro meu exmarido...vejo ele cego...e pergunto a ele: meu até aonde vc quer ir pra se render? até aonde vc vai cavar? ja não sofreu o bastante?...é triste...quando tenho medo de que ele não consiga me lembro de pessoas como vc...e tento acionar o botãozinho da fé...e ter esperança que ele vai conseguir não sei como mais vai...e que Deus vai me dar forçar pra continuar caminhando...nesse mundo maluco...continue voltando pro resto da vida...bjuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kel!!
      Não é só você não, amiga, que se vê nesse dilema de tá se questionando desta forma. Neste exato momento, são tantas pessoas nesse mundão que estão desse jeito, sentindo-se impotente diante de uma situação idêntica, como a que descreves aqui. Eu mesmo sou um que olho para meus irmãos e pergunto o mesmo.
      Mas é como você disse: Acionno o botãozinho da fé...
      Bons momentos pra ti, amiga...continue acreditando, pois MILAGRES existem.
      Abração e TAMUJUNTU.

      Excluir
  4. Junior... continue partilhando... precisamos desse esperança!!!!
    Não para poder comparar nossos familiares com você, mas para nos compararmos a nós mesmos... eu me comparo muito... olho sua visão de recuperação e comparo-a com a minha... tentando tirar o melhor das duas... beijos te amo companheiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola!!!
      Agradeço, de coração, pelas palavras!
      Continuarei partilhando, sim...e sem intenção de comparação!
      Continue voltando e deixando aqui suas palavras que certamente são fundamentais para minha recuperação.
      Bons momentos pra ti.
      Abração e TAMUJUNTU.

      Excluir
  5. Você falou de uma coisa muito interessante: motivação!
    Falam que eu sou a motivação do meu namorado por ele estar em recuperação e ter pedido ajuda "tão rápido". Isso me assusta e me preocupa porque acho que a grande motivação deve ser ele mesmo, o amor próprio, mas vira e mexe alguém me fala que 90% ele faz por mim, pelo nosso amor, pela nossa história, são 7 anos de namoro, eu estudando fora, num mundo completamente diferente do dele, se ele não buscasse recuperação não ia durar mesmo nosso namoro, além disso, nos gostamos muito. Quando começamos a namorar eu tinha 13 e ele 16, hoje eu tenho 20 anos! Mas tento afastar a todo momento essa ideia das pessoas e dele também, não quero que ele faça sua recuperação por mim, afinal, como a história da nossa Bia, não sabemos o dia de amanhã. No entanto, ele não demonstra estar fazendo só por mim, porque se fosse assim, ele ia se manter limpo só enquanto eu estava perto já que nos vemos só de 15 em 15 dias. Mas, há um outro lado nisso, o amor move as pessoas, por amor podemos mudar nossa história, quantos já não mudaram? Não sei bem o que pensar sobre isso, fico confusa...(aceito comentários).
    Ele permanece limpo há 234 dias, graças a Deus!
    Milhares de 24 horas companheiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Lala...
      ...Falei de motivação, mas como entendo.
      Logicamente que cada pessoa pode defini-la de acordo com o seu ponto de vista, compreensão, etc.
      Muitos companheiros(as) que estão hoje nos Grupos, nas Clínicas, nas Comunidades Terapêuticas, nos CAPS, etc., muitos deles(as) atribuem as suas famílias/familiares o motivo de sua recuperação. Sem dúvidas, isso é verdade!
      Entretanto, algumas outras pessoas acreditam que estão em recuperação por outros motivos, tais como o nascimento de um(a) filho(a), a possibilidade de perder um emprego, etc.
      Acontece que, quando a gente coloca algo ou alguém como motivação para nos mantermos limpos, pode acontecer de ficarmos vulneráveis (mais ainda) à uma recaída, pois, caso aconteça algo que julguemos não valer mais a pena continuar limpo pelo fato de que aquele(a) algo ou alguém não contribuir mais para isso, voltaremos a usar.
      Eu sei a importância de minha companheira em minha recuperação. Sei o quanto ela tem mérito em minha continuidade no meu tratamento. Sei o quanto ela me motivou e sei o quanto me senti motivado por ela.
      Sei também que muitas pessoas que hoje estão em recuperação atribuem à seus companheiros(as), sua motivação de entrar e permanecer em recuperação...e funciona!!!
      É aquela velha questão do entendimento, da concepção de "fundo de poço"... ....cada pessoa tem o seu ponto de vista do que é para si o "fundo de poço"... ....cada pessoa sabe quando está chegando ou quando o atingiu.
      Conheço pessoas que afirmam ter chegado ao "fundo de poço" quando perdeu a esposa...conheço outras pessoas que afirmam que chegaram ao "fundo de poço" quando perderam o emprego".. conheço outras pessoas que dizem que o seu "fundo de poço" foi ter sido preso....outros dizem que foi dormir na calçada... já outros passaram ou passam por isso tudo, mas ainda não admitem ter chegado ao "fundo do poço".
      Isso é uma questão muito individual... Outro dia eu fiz uma postagem aqui no meu blog justamente sobre fundo de poço. http://limposporhoje.blogspot.com.br/2011/07/da-fraqueza-forca.html

      O fato dele estar limo há 234 dias, SÓ POR HOJE, é que faz toda uma diferença, companheira!

      Vivemos um dia de cada vez. Amanhã, se chegar, será novamente um HOJE.

      Enquanto ele continuar tendo motivos para permanecer limpo, isso ele o fará...não importa se será você ou outro motivo, mas ele continuará limpo, enquanto ele tiver consciente de que quer e precisa permanecer limpo.

      Continue sendo essa inspiração para ele, que certamente ele continuará motivado! :)

      Bons momentos para ti, minha companheira!

      Agradeço sua passagem por aqui e espero ter contribuído de alguma forma.

      Estamos por aqui, sempre que precisar.
      Abração e TAMUJUNTU.

      Excluir
    2. Muito obrigado! Seu comentário muito me ajuda companheiro!
      TAMUJUNTU!

      Excluir
  6. Li esse post e lembrei do meu mano ele estar limpo a 1 ano,porém ainda tem atitudes de qdo estava na ativa é tão confuso tudo isso eu fico atordoada,o padrinho dele mesmo fala q ele não segue tudo q é sugerido por NA e aí as vezes fico a perguntar será que com o tempo isso mudará?Será q ele vai mudar?E confesso essas perguntas me deixam muito receosas,porém entreguo na mão de DEUS só ele pode resolver ....
    Beijos fica com DEUS ...

    ResponderExcluir
  7. Depois deste poste maravilhoso o que dizer.
    Vou me repetir mais uma vez:
    Quando eu crescer quero ser igual a vc. rsrss
    Parabéns meu querido.
    Que cada um de nós possamos nos manter firmes em nossa ação recuperada, não é fácil, como nada na vida é, mas tbm não é impossível.
    VOcê é um grande exemplo de superação para todos nós.
    Abração.
    Tamujuntu sempre.

    ResponderExcluir
  8. Meu querido amigo Junior!!! Maravilha de post!
    Sabe, amigo, o tema do meu TCC ao final da Pós-Graduação foi MOTIVAÇÃO! E nele eu afirmava justamente que nada nem ninguém consegue motivar ao outro, mas somente a si mesmo, porque motivação vem de dentro. O que te motivou para a ação foi a vontade de viver! E é isso que te motiva a ficar limpo a cada 24 horas!!! Parabéns, companheiro! Peço para Deus que a motivação que está hoje no coração do meu esposo não se esfrie com o tempo, mas se renove a cada novo dia... Tamo junto, amigo! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  9. Seu blog é iluminado. Seu trabalho aqui é abençoado.
    É como dizem, né? "Matar um leão a cada dia".

    Beijoooo
    Boas festas!

    ResponderExcluir
  10. Eu, de fora e sem propriedade nenhuma, afirmo a você que a sua escolha não poderia ter sido melhor: estar vivo!!
    Que bom que HOJE você pode escolher, que bom que o programa, os companheiros, o Poder Superior e um pouquinho da sua boa vontade lhe permitem escolher.
    Eu não sei o que você faz, mas seja lá o que for, continue fazendo pq está dando certo!!
    Convicto de que só você pode, mas não pode sozinho, continue mesmo frequentando diariamente as salas e tentando por em prática o que é "sugerido".
    Realmente, não é fácil conviver com um adicto, esteja ele na ativa ou em recuperação. Eu, como amiga de NA, codependente e noiva de um adicto (hoje em recuperação), afirmo (agora com propriedade) que na ativa é sem comentários, muito difícil, mas na recuperação muitos obstaculos ainda tem que ser vencidos e alguns sentimentos como a confiança tem de ser reconstruidos, mas tudo no tempo certo.
    Adoro seu blog, acho suas partilhas muito interessantes.
    Bons momentos!! Só por hoje, companheiro!

    ResponderExcluir
  11. Conheci o blog hj e estou lendo todos os post..estou aprendendo demais com o q vc escreve. Trabalhei no sistema durante um tempo e vc pode imaginar o q vivi. Comecei a ter a visão das coisas deturpadas, inversão de valores,comecei a achar o errado certo, ou melhor, a me acostumar com o errado, a nao enxergar pbma no errado. O correto,honesto,passaram a ser chato. Nao emocionava e nao encantava. Fui corrompida, lubridiada, iludida, enganada...Comecei a gostar do errado. Graças a DEUS sai de lá e tb preciso me recuperar. Por isso eu te digo essa sua motivaçao é um PRESENTE DE DEUS P/ VC, vc ter encontrado motivaçao p/ mudar, p/lutar vem de DEUS p/ vc. Alguma missão vc tem nessa vida senao vc nao estaria nem vivo. Continue firme!!!! Vamos ajudar pessoas q passaram por isso a sair dessa ou nao deixar outras entrarem!!! Esse mundo corrompe demais a alma, o espirito desfalece. Tb luto diariamente p/ nao me envolver com esse tipo de gente do sistema, sei o q eles tao aprontando, tá mtas vezes vontade estar junto, passo tempo pensando, a tentaçao é grande, é uma fissura querer ta junto com gente q nos tira a paz como é a dep quim. Gostei mt da msg q vc passa - nao há alegria maior do q estar na luz. Se cuida, e lembre q o mesmo Deus q te deu forças, luz e motivacao p sair desse submundo será o mesmo q te acompanhará todos os segundos de sua vida. abco mermaoo.

    ResponderExcluir