Sejam Bem Vindos!

Quero agradecer, carinhosamente, pela sua visita e espero que possamos continuar partilhando experiências, as quais considero-as importantes para manutenção de minha recuperação.
Sua partilha (comentários) aqui nos Posts, bem como seguir-me quando julgares conveniente, é importante para que possamos estreitar ainda mais a nossa amizade, algo que é fundamental para um crescimento em nível de ser humano...ainda mais quando se trata de um adicto em recuperação, como eu.
Por isso, mais uma vez, muito obrigado por sua presença!
Que bom que você veio! Que bom que você me visitou!
Melhor ainda será ler seus comentários e ver-te aqui, sempre que possível, ajudando-me dia-a-dia.
Que O PODER SUPERIOR continue te concedendo o direito de reconhecer, aceitar e realizar a Vontade DELE, em todas as suas épocas e lugares, para que só assim, possas continuar desfrutando destas Dádivas de renovados dias Limpos, Serenos e repletos de Saúde e Paz!
Abraços e TAMUJUNTU.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Saudades do meu Bairro Ipsep


Saudades do velho "moreno", vendedor de doces!

Ipsep...saudades arretada!!!! (Ipsep = Bairro do Recife/PE).

Lá eu nasci e me criei... Vivi os melhores momentos de minha vida. Mas também vivi coisas que hoje não quero mais viver. Hoje, através deste tal de facebook, consigo reencontrar amigos(as) que eu nem imagina reencontrar algum dia. Alguns que eu nem imaginava que pudessem estar vivos, pois eram meus "comparsas" do Submundo do Sistema em que estávamos vivendo.

Ipsep... Quanta insanidade eu vivi ali!

Tenho muitas reparações a fazer àquela população. Sei que algumas jamais poderão nem iniciá-las, mas algumas já estou preparando para que seja feita ainda este ano, quando de meu retorno (visita) a minha terrinha. Visita esta, diga-se de passagem, de grande risco para mim, por um dos motivos que me faz retornar ao meu Bairro Ipsep.

Na real, na real, são três os motivos que me levarão ao Recife/PE.: um deles é ir participar do Seminário Nordeste, representando o Maranhão. O outro motivo é visitar meus filhos que moram lá. E o outro é tentar resgatar meus dois irmãos que estão pelas Ruas do Recife e recentemente tive notícias que estão andando pelo Bairro em que nascemos e nos criamos. Aliás, estes dias apenas o mais novo foi visto por lá, mas o outro faz dias que ninguém o vê... Isso já me deixa preocupado mais ainda.


E como eu disse, andar pelas Ruas do Ipsep, de certa forma não é nada seguro para mim... Não pela minha Recuperação, mas pela minha vida!  Mas eu irei, pois preciso, mais uma vez, tentar encontrar meus irmãos.

Olhar aqui (no Grupo “Amigo do Ipsep” no Facebook) cada postagens dessa galera, me traz recordações tão emocionantes, que chego a respirar profundo, lembrando cada momento como se estivesse revivendo-o.

Até parece que estou jogando bola lá no campo do sargento ou na URB...ou mesmo lá na rua de casa...até parece que estou na barraca de batatinha de Ivone e Fatinha....ou na de Zé Adolfo...ou comendo lá no Aruba Lanches ou em Adonias Lanches.

Parece que estou no “pega” (racha de carros) da Avenida Recife...lembro-me como se fosse hoje quando estávamos sentado lá e minha querida amiga Nininha saiu, entrou no carro e veio a falecer num terrível acidente naquele “pega”. Saudades, Nininha!

Lembro-me das rodas de capoeira... Lembro até de uma que ficou marcada na história da capoeira no Ipsep...foi uma que aconteceu lá no Chico City, onde os grupos Chapéu de Couro e Senzala se enfrentaram e rolou até bala (tiros). ...eu estava lá.

Lembro-me quando ainda criança, de ir pegar beta lá no mangue...mas lembro-me quando adolescente ir passar o dia todo lá neste mesmo mangue, só curtindo, bebendo e usando muita cannabis. Tinha também outras substâncias, como cola, Artane, Rophynol, Rivotril, Lexotan,  “farinha”, etc, etc, etc, etc & etc... Lembro-me que a gente misturava tudo dentro de uma "birita" e tomava, além de cheirar muita farinha e tinha ainda uma porra de um colírio chamado CICLOPLÉGICO, que a gente usava pela narina....olha só....isso mesmo.....pela narina....a substância é um colírio, feito para pôr nos olhos (lógico) e a gente colocava na narina... Bastava duas ou três gotas em cada narina...pronto!!!  Era horas e mais horas de lombra!!!!

Quanta insanidade eu vivi naquele Ipsep!!!

Lembro-me de ir lá pro areal, ao lado do Aeroporto Internacional dos Guararapes... Quando criança, para soltar pipa...quando maior, para “pipar”.


Lembro-me pichar as paredes dos prédios e casas...das carreiras pelas madrugadas...

Lembro-me de uma “brincadeira” que eu inventei, (vejam só vocês que brincadeira), de jogar pedras nos vidros dos ônibus na Avenida Recife. A gente se escondia e quando os ônibus passavam, a gente atirava pedras para quebrar os vidros e corria. Aquilo era uma aventura muito massa, oh!!! A gente achava bom mesmo era quando os ônibus paravam e a gente corria, se escondia e depois voltava, como se nada tivesse acontecido, pra ver as pessoas machucadas e outras procurando por quem havia atirado as pedras. A gente ainda dizia: “passou uns meninos correndo por ali!”.

Tudo isso parecia brincadeira se eu não tivesse levado tão a sério as brincadeiras de policia e ladrão. Eu acabei incorporando o lado do bandido e me tornei um autêntico criminoso. Lembro-me das vezes em que, quando ainda criança, eu ficava “arretado” quando os meninos que eram “polícia” me rendiam. Quando eu cresci, vivendo no Submundo do Sistema, fazia de tudo para que a Polícia não me prendesse e, em várias vezes, a troca de tiro era inevitável e, com o passar do tempo, era prazerosa.
 
 Aquela adrenalina era tão boa, tão prazerosa, que eu a comparava com um orgasmo. Muito bom!!   Eu já estava mesmo louco e aquelas “aventuras” eram o que eu mais gostava de fazer, que era atirar...seja lá aonde ou em quem fosse!




Lembro-me quando perdi um comparsa dentro de um carro, na troca de tiros com os “homens”. Estávamos numa fuga e demos de cara com uma viatura. Meu comparsa foi atingido fatalmente e revidamos, causando danos também na mesma proporção. Até hoje essa cena não me sai da mente. Aliás, essa e tantas outras.

Neste mesmo Ipsep perdi grandes amigos. Foi lá que comecei a perder minha saúde e minha liberdade, pelos atos insanos de uma vida louca que eu achava ser apenas brincadeira.

Aquelas noites ali na CITE (companhia inimiga do trabalho e do estudo)... Aquelas noites na Rua Fernandes Portugal, também conhecida como Rua da fumaça... Aquelas noites na Praça do Ipsep velho... Aquelas noites e mais noites em que eu e a Mãe de minha Filha mais velha passávamos em cima do terminal do ônibus da Vila do Ipsep. Passávamos, muitas vezes, à noite se drogando em cima do Terminal do ônibus. Acho até que foi ali que minha Filha foi feita, pois era ali que tínhamos relação, na maioria das vezes.

Cabe aqui dizer que ela (a Mãe desta minha Filha), também entrou pra criminalidade e hoje não temos mais notícias dela, inclusive, achamos que já a mataram, pois ela nunca passou esse tanto de tempo sem dar notícias e, mesmo que estivesse presa, como aconteceram várias vezes, certamente já teríamos conhecimento.

Saudades arretada!! Saudades daquela minha galera das antigas!!

Saudades destes que estou reencontrando aqui no Grupo Amigos do Ipsep e espero revê-los quando de minha ida aí. Saudades daqueles que jamais irei reencontrar, pois já não estão mais em nosso meio. Saudades de Fabiano galego....saudades de Marinho, lá da CITE. Saudades também daqueles meus "comparsas" do Submundo do Sistema, como os finados Roberto "Sariema", Roberval, Lula, Ruan, Romero, George, Mauro, "Pilatos", Milena, Paulo Pomba, Marcelo parceiro...  E tantos outros que se eu for falar aqui.

Saudades também daqueles que nem sei mais noticias, como Valdevino, Macrina, Lurdinha, Neto, Júnior da Lombra, "mata rato", e o velho "moreno", vendedor de doces. Ah!  Como eu gostava de encontrar “moreno”!!  Ele era torcedor fiel do melhor time do mundo, que é o Sport Clube do Recife. (risos). Bastava chegar perto dele e tecer alguns comentários de que o Sport iria ganhar, ou dizer que ele (o próprio “moreno”), jogava bem, pronto!!!!!    Ali a gente já ganhava um doce. Eu era mestre nisso. Colocava-o lá em cima. Se tivesse alguns guris jogando por perto, eu tomava a bola e dava pra “moreno” fazer umas gracinhas. Saudades do velho “moreno”.

Também tinha aquele homem que vendia cocada gritando "olha a cocaaaaaaaada!! cocadiiiiiiiiiiinha!"... quando não era ele, era os filhos(as).

Quando falo de jogo de bola, são várias as lembranças. Tenho detalhadamente algumas cenas. Lembro-me de algumas vezes em que meu Pai me levava para assistir os clássicos Pernambucanos e quando eu chegava em casa, estava dormindo, devido as bebidas que meu Pai me dava. Eu ainda criança e ele me dava bebidas e dizia que eu tinha que ser igual ao Pai. Dizia que eu tinha o mesmo nome dele e tinha que ser Homem igual a ele. Realmente eu me tornei alcoólatra igual a ele, porém, com uma diferença...e grande diferença....eu usei outras drogas e entrei no Submundo do Sistema, ao contrário dele.

Ainda falando de jogo de bola, lembro-me detalhadamente de quando criança, eu estava jogando em frente a minha casa e o vizinho disse que era para a gente não jogar ali em frente a casa dele e que se a bola batesse lá na casa dele, ele iria furar. Continuamos jogando enquanto ele lavava o carro dele. De repente, a bola bate lá e ele pega a bola e joga dentro do portão da casa dele, para o cachorro dele brincar. Eu fiquei “puto” com aquilo, por ter furado minha bola, entrei em casa, pequei uma espingarda calibre 12 que meu Pai tinha. Nessa época eu já sabia atirar, peguei a espingarda e vim de lá pra cá com o Satanás no couro. Quando o vizinho me viu, correu e o cachorro veio pra perto do portão latir para mim...não deu outra...como o vizinho não me encarou, eu atirei no cachorro, que ficou sem a cabeça.

Aquele episódio deu o que falar. Foi parar na Polícia. Mas o vizinho mudou-se e pagou minha bola. Aquilo, pra mim, era só o início de ganhar status pelo uso da força e da violência! Sucederam-se vários casos idênticos. As pisas que levei de meu Pai só me deixava mais endiabrado. Olha que meu Pai me batia cruelmente e seus castigos eram demasiado severos. Até hoje, só em lembrar, ainda sinto as dores e as penalidades.

Saudades do meu querido Pai! Saudades de nossas brincadeiras, de seus carinhos, dos presentes que ele dava pra mim e pra meus irmãos. Saudades de nossos passeios pelas praias do litoral Pernambucano. Litorais estes que, quando de minha juventude, foram palco de acampamentos & acampamentos de doideira de adicto.

Saudades do meu querido Bairro do Ipsep!!!!

Saudades das escolas que estudei...do antigo Topogígio, que posteriormente virou Santa Cecília.....do Educandário Castro Alves, do Souza Leão, do Walt Disney, Lauro Diniz, etc... Muitas destas escolas eu dei muito trabalho à Direção.

Lembro-me que numa delas eu coloquei uma bomba dentro do banheiro que o vaso sanitário ficou só os cacos. Noutra coloquei a cadeira quebrada para um professor e de repente, ele estava aplicando prova numa outra sala e quem veio foi outra professora, que estava gestante e na queda, perdeu a criança...isso deu até caso de Polícia. Lembro-me também que nesta mesma escola eu joguei removedor de tintas no carro do Diretor...ficou uma gracinha!!!!!

Saudades dos desfiles das Escolas no 7 de Setembro...do carnaval de rua....

Lembro-me quando o Ipsep estava com as Ruas cheio de canos, quando estavam fazendo o saneamento das ruas....a galera só vivia brincando por dentro dos canos....só quem lembra disso é o povo das antigas!

Ipsep...tá pertinho de voltar por aí!

Espero poder reencontrar amigos e não reencontrar inimigos. Espero poder ir e poder voltar, para contar aqui pra vocês. Espero poder ver meus Filhos e reencontrar meus Irmãos...e mais ainda, poder trazê-lo para perto de mim, para que eles possam desfrutar da mesma Dádiva que hoje eu desfruto.

Mas sei que isso vai depender muito mais deles do que de mim. A minha parte eu farei. Mais uma vez, eu farei. E farei quantas vezes se façam necessário. Entretanto, não posso fazer por ele o que somente ele pode fazer, que é evitar a primeira dose, um dia de cada vez...SÓ POR HOJE!!


Enquanto isso eu vou ficando por aqui, com minhas tristezas e alegrias, tentando compartilhar aqui com vocês.

Valeu galera do Ipsep!!

Esta minha postagem de hoje é adaptado de um texto que postei lá no Facebook, onde uma amiga minha criou um Grupo, chamado “amigos do Ipsep”, onde eu pude reencontrar amigos e amigas que há muitos eu não tinha nem notícias e atualmente cada um membro do Grupo entra e faz um comentário, onde outros comentam em seguida e com isso, podemos relembrar cada momento de nossa vida.


Abração a todos os meus queridos amigos aqui do Blog.

TAMUJUNTU.


Júnior – Um Adicto em Recuperação, Limpo, Só Por Hoje!!

2 comentários:

  1. Compartilho do seu sentimento amigo, na minha caminhada já perdi muitos amigos por conta das drogas, da crimilidade, da bandidagem, da policia, sei como é lembrar de um tempo tão ruim, mas que tinham lá seu momentos tão bons....
    Naquela época não ser normal era tão bom... mas tão bom, que alguns de nós perderam a "mão" e se tornaram diferentes demais... hoje lutamos para sermos normais, homens e mulheres de bem... queremos apenas levantar todos os dias e viver a vida normal, muito louco isso né? rs
    A recuperação é muito louca! rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Junior, repondi seu comentario la no meu blog...
    Se tiver conselhos que possa me ajudar... não deixe de falar, ando em total desespero... Tá foda! Tá dificil...

    Espero que aproveite bastante campinas.. Tudo de bom pra vc

    bjs.. TamuJuntos

    ResponderExcluir