Sejam Bem Vindos!

Quero agradecer, carinhosamente, pela sua visita e espero que possamos continuar partilhando experiências, as quais considero-as importantes para manutenção de minha recuperação.
Sua partilha (comentários) aqui nos Posts, bem como seguir-me quando julgares conveniente, é importante para que possamos estreitar ainda mais a nossa amizade, algo que é fundamental para um crescimento em nível de ser humano...ainda mais quando se trata de um adicto em recuperação, como eu.
Por isso, mais uma vez, muito obrigado por sua presença!
Que bom que você veio! Que bom que você me visitou!
Melhor ainda será ler seus comentários e ver-te aqui, sempre que possível, ajudando-me dia-a-dia.
Que O PODER SUPERIOR continue te concedendo o direito de reconhecer, aceitar e realizar a Vontade DELE, em todas as suas épocas e lugares, para que só assim, possas continuar desfrutando destas Dádivas de renovados dias Limpos, Serenos e repletos de Saúde e Paz!
Abraços e TAMUJUNTU.
Loading...

Siga por e-mail

segunda-feira, 9 de julho de 2012

SAUDAÇÕES À TODOS!!!

Olá, pessoal!
Tudo bem?
Espero que estejam todos desfrutando de muita saúde e paz, junto de todos os que vos cercam.
Aqui, tudo pela ordem. Graças Ao Poder Superior, as coisas andam segundo a Vontade e Permissão DELE.

Essas semanas que passaram foram de muita "correria" e as que virão não serão diferente.

Estamos em cima da realização de dois Eventos aqui na Região e ambos necessitam de muita dedicação dos que fazem parte da organização. E como eu sou o coordenador deles, já viu, né?

Estou me referindo ao IV SEMINÁRIO PARA PROFISSIONAIS EM IMPERATRIZ/MA e o XXI ENCONTRO DA ÁREA 16-MA.

Ambos os Eventos acontecerão na Região Tocantina.



O IV SEMINÁRIO PARA PROFISSIONAIS será em Imperatriz/MA, no dia 12 de Julho/12 e o XXI ENCONTRO ESTADUAL será nos dias 14 e 15 de Julho/12.

Aproveito para convidar a todos para participarem conosco destes Eventos.

O Seminário para Profissionais terá a participação da Presidente Nacional da Junta de Custódios de A.A. no Brasil, a Dra. Sandra Lúcia de Oliveira Rodrigues da Silva, que é Psicóloga e será uma das palestrantes do Evento, abordando o TEMA: Alcoolismo à Luz DSM IV". Também teremos Representantes da Vara Especializada de Violência Doméstica Contra a Mulher, entre outros.



O XXI Encontro Estadual será na cidade de Estreito/MA, distante cerca de 120 km de Imperatriz. Esse Evento dispensa comentários. Já temos confirmada caravanas de várias outras Áreas, tais como: duas caravanas de Palmas/TO; duas caravanas de Paraíso do Tocantins/TO; uma caravana de Dianópolis/TO; uma caravana de Barreiras/BA; uma caravana de Dom Eliseu/PA; uma caravana de Parauapebas/PA; uma caravana de Teresina/PI; uma caravana de Zé de Freitas/PI; várias caravanas de várias cidades do Maranhão (Timom, Caxias, Pedreiras, Lago da Pedra, Barra do Corda, São Luis, Açailândia, Pinheiro, Balsas, Imperatriz, Santa Inês, São Mateus, Vitorino Freire, etc). São várias caravanas do Maranhão, levando companheiros de cidades próximas.

Só sei que eu estarei por lá. Os trabalhos são árduos, mas são gratificantes. Realmente é muito compensativo ver aquela galera se reunindo e compartilhando experiências. Isso faz valer a pena todo o esforço necessário para a realização de eventos desta natureza.

Essa semana que passou também foi de alegrias para os companheiros daqui da Região, pois além de alguns deles estarem comemorando seus dias de sobriedade, recebendo seus chaveiros por tempo "limpo", também tivemos dois Grupos aqui na Região que estavam comemorando anos de formação. 







Ambos os Grupos são da Irmandade de Alcoólicos Anônimos. Eu estive presente na Reunião de ambos e pude ver a alegria de todos os que ali estavam.


                                    


Cabe aqui dizer que em ambas as Reuniões alusivas ao aniversário dos Grupos, estivemos levando uma AAmiga nossa, que estamos apadrinhando para, quem sabe, uma futura Custódia não alcoólica, assim como a Dra. Sandra Lúcia. Estou me referindo à Sra. Jane Oliveira, que é uma Professora e Acadêmica de Psicanálise, inclusive, na minha última postagem eu fiz aqui até uns comentários sobre ela e sobre um aluno dela.


No aniversário do Grupo Imperatriz de A.A., ela apenas participou como ouvinte.




Já na Reunião do Grupo Libertação de A.A., na Cidade de Barra do Corda/MA. (cerca de 370km de distância de Imperatriz), ela participou como palestrante.




Fica aqui nossos agradecimentos a todos os não alcoólicos que dedicam seu tempo e seus préstimos às Irmandades de Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos, etc. Não fosse vocês, certamente não teríamos ido tão longe ao longo destes 77 anos de existência de A.A..

Como na postagem passada eu fiz um comentário sobre uma conversa que tive com a Sra. Jane, sobre um aluno dela, eu disse que na minha próxima postagem iria publicar um texto que ela escreveu para mim, com a permissão dela, irei repassar aqui pra vocês.


Segue aqui, na íntegra, o texto:



            Considero-me uma boa Educadora. Tenho como importante, o acreditar no potencial da aprendizagem íntima de cada ser humano – criança, jovem ou adulto – acredito no integrar de novas experiências, ao mesmo tempo, que compreendo e aceito, mesmo que cause dor, novos limites que farão parte de novas histórias pessoais. Ao tentar educar, tornam-se visíveis meus valores, atitudes, idéias e emoções. O delicado equilíbrio que faço no dia a dia, transparece nas diversas situações pedagógicas em que me envolvo. Ultimamente, o tema DROGAS, que invadiu minha vida, meus amores, minha família, minhas amizades, minha personalidade e minhas concepções filosóficas, fez-me transformar em outra Educadora, diferentemente daquela que fui ao iniciar a carreira.
            Reage-se de diferentes formas diante das diferenças de opiniões, de conflitos e de valores que se vivencia a todo instante. Deve-se ter uma postura para todas as ações que se quer desenvolver. A postura diante do mundo e dos outros é importante como facilitadora ou complicadora dos relacionamentos que se quer estabelecer. Digo isto, porque há seis anos, quando trabalhei em uma Instituição de Ensino Fundamental do Município, na antiga 2ª série, um aluno de 8 anos chamado Isaías, que ganhou e até hoje ganha meus pensamentos, participou dessa minha construção de relacionamentos, que procuro estabelecer em meu cotidiano.
            A história desse garotinho sempre esteve em meus pensamentos, porém, eu apenas não tinha motivos para relembrar, mas em uma certa tarde, conversando com meu amigo júnior, que tanto me ouvi,  fez-me pensar e repensar em Isaías, tanto que até fomos ao futuro do garoto, nos interrogando se ele ainda estava na escola ou até mesmo vivo! Viajando em minha história, Júnior até compartilhou comigo algumas de suas traquinagens em escolas e salas de aulas... Coisas de menino... Coisas de júnior... Coisas de Isaías.
   Isaías era um menino moreno claro, franzino e muito esperto, esperto mesmo, até mais que eu! Era de família pobre, morava com os pais em um bairro próximo à Escola, lugar famoso por seus crimes e tráfico de drogas. O garoto não ia muito bem nos estudos não. Lia com dificuldade, escrevia muito ruim, era mal organizado e teimoso. Por várias vezes, foi tema nos Conselhos Escolares. Eu, particularmente, conversava muito com ele, de forma descontraída, para não reprimi-lo. Procurava orientá-lo com os cadernos e os livros. E nas quintas feiras, ficava até mais tarde com ele, guiando-o em algumas leituras, pois, se mostramos uma visão confiante e equilibrada da vida, facilitamos nos outros a forma de lidar com seus problemas, mostramos que é possível avançar no meio das dificuldades. Alguns educadores confundem visão crítica com pessimismo estrutural; eles só transmitem aos alunos visões negativistas e desanimadoras da realidade. Esse substrato pessimista interfere profundamente na visão dos alunos. Da mesma forma, educadores com credibilidade e uma visão construtiva da vida contribuem muito para que os alunos se sintam motivados a continuar, a querer aprender, a aceitar-se melhor. Assim, Isaías foi ganhando minha confiança. Eu, para ele, era uma menininha de sua idade. Isaías sabia de coisas ”do mundo” que eu ainda não sabia.....pode acreditar!
              O educador é um ser complexo e limitado, mas sua postura pode contribuir para reforçar que vale a pena aprender, que a vida tem mais aspectos positivos que negativos, que o ser humano está evoluindo, que pode realizar-se cada vez mais. Pode ser luz no meio de visões derrotistas, negativistas, muito enraizadas em sociedades dependentes como a nossa. Vejo hoje o educador como um orientador, um sinalizador de possibilidades onde ele também está envolvido, onde ele se coloca como um dos exemplos das contradições e da capacidade de superação que todos possuem. Isso tudo, foi que me fez aproximar de um menino problemático e que nenhum outro professor conseguia arrancar-lhe qualquer coisa de sua vidinha de criança.
             Agora, o que realmente chamou a atenção do meu amigo Júnior sobre Isaías, foi um fato que ocorreu comigo e com o garoto em mais uma tarde de estudos na Escola...
Era uma tarde comum, como todas as outras. Tocou o sinal pra a entrada nas salas por volta de 13:15. Eu já estava na classe, aguardando os meninos...como sempre. Eles foram entrando, procurando seus lugares e acomodando-se. Enquanto isso, eu organizava algumas coisas em minha mesa. Quando o sinal tocou para fechar o portão, nos posicionamos, na sala mesmo, para fazermos nossa Oração, antes de iniciar nossas atividades. Quando concluímos nossos agradecimentos e pedidos à Deus, alguém bate na porta. Dirijo-me a ela e abro. Era Isaías furioso já falando comigo;
_ Poxa Tia...meu pai me deu só 2 real!
Eu, já conhecendo o Cristão, respondi:
_ Entra Isaías...coloca suas coisas em sua carteira e venha aqui na minha mesa conversar, enquanto isso, o resto da turma tenta concluir nossa última atividade do livro.
_ Isaías já veio falando:  _ porra...foda!
_ Olha, fala direitinho com a tia...
_ Mais tia...2 real só dá 2 geladim e eu quero é 4! Tô brocado!
_ Mas 2 reais dá um lanche bonzinho Isaías...o problema é esse???
_ Oh tia...meu pai me enrolou...eu ajudei ele a esconder uma sacão de maconha pelo muro...meu pai é esperto, oh tia!!!! Foi eu que vi a policia pra ele...ele correu...pulou o muro rapidão...e eu passei logo o sacão de maconha prá ele e ele correu que ninguém viu....é esperto meu pai, oh!!!!
_ Nossa Isaías, eu admiro sua coragem, mas agora não podemos conversar sobre isso não. Depois falamos só nós dois, tudo bem?
_ Fica fria tia!!!
            Bom, não teve um depois...Isaías faltou muitos dias seguidos daquele dia. Meu contrato com a Escola terminou. Fui para outra Instituição de Ensino, mas como ainda estava devendo planejamentos e outras coisas na escola, eu ainda ia por lá e sempre perguntava pelo menino, mas nunca mais eu soube notícias e nem fui á busca, pois eu sozinha, não conseguiria mudar muita coisa não e ainda mais, eu estava iniciando um problema de mesmo porte dentro de minha família.
O educador é um testemunho vivo de que podemos evoluir sempre, ano após ano, tornando-nos mais humanos, mostrando que vale a pena viver.
Numa sociedade em mudança acelerada, além da competência intelectual, do saber específico, é importante termos muitas pessoas que nos sinalizem com formas concretas de compreensão do mundo, isso, posso dizer que colhi do menino Isaías e colho de ti Júnior, compreendendo que cada vez mais precisamos de educadores sinalizadores de caminhos, testemunhos vivos de formas concretas de realização humana, de integração progressiva, seres imperfeitos que vão evoluindo, humanizando. Estou psicologicamente abalada, mas quero poder acreditar que tudo vai dar certo! Termino deixando um pensamento do admirável Educador Paulo Freire, que diz:“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.


Nem preciso mais tecer comentários sobre o texto, né, pessoal? A Dona Jane já consegue expressar tudo sobre o texto. Lamentável, mas é a pura realidade o que ela nos passa.
                                                -------x-------------x-----------
Cabe aqui dizer que esta postagem já estava pronta desde 03/07/2012, mas não a publiquei por motivos alheios à minha vontade.


Durante a viagem que fizemos para Barra do Corda, a D. Jane sentiu-se mal e foi levada ao hospital local. Chegando aqui na cidade onde ela reside, foi levada diversas vezes para atendimento médico e, após exames, foi constatado cálculo renal e ela neste momento está internada. Deverá, nos próximos dias, fazer uma cirurgia. Estamos todos na torcida para que dê tudo certo.

Recentemente ela fez um blog. Apesar que ela não é familiarizada com blog, mas ela tem interesse em mantê-lo, para que possa seguir outros blogs e postar comentários. Acredito que, por motivos dela estar internada, não poderá estar postando constantemente.


Para quem quiser seguir, é só clicar aqui nesse linkMUNDO INCÓGNITO.   

Finalizo minha postagem de hoje dizendo que aguardo vocês aqui nos nossos Eventos.

Tenham todos bons momentos e recebam um forte e caloroso abraço deste seu amigo que muito agradece o carinho de cada um de vocês.

TAMUJUNTU!!

Júnior - Um Adicto Em Recuperação, Limpo Só Por Hoje!

6 comentários:

  1. Oi amigo,mais uma vez quero lhe dar os parabéns pelo lindo trabalho, pela dedicação e amor ao próximo!!! Bons momentos para você também!
    Tamujuntu sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giulli!!
      Valeu pelas palavras, amiga!!
      Sou eu quem agradeço seu carinho e retribuo os parabéns pelos seu trabalho e amor ao próximo. Você é uma das pessoas que tenho uma admiração enorme!
      Bons momentos, amiga!
      Abração e TAMUJUNTU.

      Excluir
  2. =) Muito feliz por ler tua postagem, cada grupo de apoio, cada evento deste, cada caravana desta, são pessoas se unindo em dor pela busca da luz, da solidariedade, por menos um adicto nas ruas. Por mais um milagre de um adicto só por hoje dizer não as drogas. Parabéns meu amigo, e que o poder superior sempre lhe de animo e força nesta luta. E só pra não perder o costume: "O bagulho é doido, mas a recuperaçao é mais doído ainda", como diz um grande milagre. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode crer, Sol.....O bagulho é doido, mas a recuperação é mais doido ainda!!
      Agradeço seu carinho e sua atenção ao meu blog. Alegro-me em tê-la por aqui, deixando seus comentários que fortalecem ainda mais o meu propósito manter-me limpo, um dia de cada vez.
      Abração e tenha bons momentos.
      TAMUJUNTU.

      Excluir
  3. Mais uma vez te parabenizo pelo seu trabalho, é por demais importante pessoas interessadas no bem do próximo...senão quem irá estender as mãos pra quem quer ajuda?..se já é dificil os adictos pedirem ajuda, se não existissem pessoas dispostas ajudar a recuperação se tornaria impossível...
    Parabéns homi...rs..fui

    ResponderExcluir
  4. Junior, meu amigo... Que saudades de você... Assim como eu sei que sua vida anda corrida...
    Sabe amigo... muitas vezes olho pra mim mesma, olho pra você, pra Giu e pra companheiros de NA perto de mim... e Vejo que cada vez o passado de sofrimento, medos e angustias estão mais longe de nós... e cada da que passa nos tornamos pessoas "normais" , mas é um normal diferente... é um normal com aquele brilho no olhar... um normal de quem um dia caiu até o lixo, lutou como guerreiro, saiu do poço como um sobrevivente e que com toda a alegria do mundo optou por ser apenas mais um anônimo no meu da multidão!!! rs
    Obrigada Amigo... por me ajudar a acreditar em companheiros que estão chegando agora e que desacreditam tanto desse programa de 12 passos, companheiros que a insanidade é tão absurda que ao menos nos dão uma chance de sermos ouvidos...
    Parabéns companheiro! Sua incansável fé é um exemplo pra mim!

    ResponderExcluir