Sejam Bem Vindos!

Quero agradecer, carinhosamente, pela sua visita e espero que possamos continuar partilhando experiências, as quais considero-as importantes para manutenção de minha recuperação.
Sua partilha (comentários) aqui nos Posts, bem como seguir-me quando julgares conveniente, é importante para que possamos estreitar ainda mais a nossa amizade, algo que é fundamental para um crescimento em nível de ser humano...ainda mais quando se trata de um adicto em recuperação, como eu.
Por isso, mais uma vez, muito obrigado por sua presença!
Que bom que você veio! Que bom que você me visitou!
Melhor ainda será ler seus comentários e ver-te aqui, sempre que possível, ajudando-me dia-a-dia.
Que O PODER SUPERIOR continue te concedendo o direito de reconhecer, aceitar e realizar a Vontade DELE, em todas as suas épocas e lugares, para que só assim, possas continuar desfrutando destas Dádivas de renovados dias Limpos, Serenos e repletos de Saúde e Paz!
Abraços e TAMUJUNTU.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

DECEPÇÃO & FRUSTRAÇÃO.


Olá, pessoal!
Espero que estejam todos em gozo de saúde e paz, juntamente com todos os que vos cercam.

Acabei de passar por uma situação constrangedora, mas tão constrangedora, que fico até sem chão nessas horas.
Uma pessoa, à quem eu o tinha (e que o tenho ainda) como grande amigo, me fez uma tremenda decepção. Eu o havia indicado para uma Empresa de um conhecido meu, numa cidade lá no Estado do Pará. Ele ficou poucos dias na função em que havia sido contratado e logo pegou a confiança do dono e assumiu um cargo de maior responsabilidade. Agora há pouco meu telefone toca. Era o meu amigo, dono da Empresa, dizendo que o meu prezado amigo havia desaparecido da Cidade, desde ontem e, pra completar, deu um prejuízo de mais de Oitenta Mil Reais em mercadorias. 

Fiquei (e ainda estou) surpreso por tal acontecimento. Jamais imaginava que aquele cara fosse capaz de fazer isso. Eu o conheço já há bastante tempo e nunca tinha tido conhecimento de nada que desabonasse a conduta dele. Ao contrário, sempre o tinha como uma pessoa confiável.
Estou aqui pasmo com a notícia!

O meu amigo me ligou e contou detalhes, coisas que eu estou aqui até agora sem conseguir "engolir" tantos absurdos. Nem soube o que dizer pro camarada! As palavras quiseram travar, mas, ainda bem que ele me conhece e sabe que eu jamais iria indicar alguém em quem eu não confiasse.
Mas eu estou muito sem graça e envergonhado.
Meu Pai dizia sempre assim:
"Meu filho! A gente só se decepciona com quem a gente conhece! A gente não se decepciona com quem a gente não conhece, não... Porque se uma pessoa que a gente não conhece, nos fizer qualquer maldade, para nós não será nenhuma decepção, pois a gente nem sabia quem era aquele(a) desconhecido(a)!".

Realmente...se uma pessoa que a gente não conhece, nos fizer qualquer maldade, para nós não será nenhuma decepção, pois a gente nem sabe quem é a pessoa. Mas se uma pessoa que a gente conhece ou que ganha nossa confiança, fizer algo que a gente não imaginava que ele fizesse contra a gente....isso causa uma decepção tamanha, como a que estou sentindo agora.

Mas eu não posso deixar isso me abalar, não! Eu tenho uma porra de depressão que me acaba com qualquer besteira. As vezes, do nada, estou deprimido. E quando me deparo com fatos desta natureza, aí é que tenho que tá com o "piloto automático" ligado, pra ficar atento com as consequências da deprê.
Estes dias, não foi somente essa parada que me trouxe certa frustração, não. Recentemente, poucos dias atrás, eu indiquei uma Clínica para um familiar levar seu adicto para internação involuntária. Hoje a Mãe dele me ligou, dizendo que vai tirar o brother de lá, pois não está nada alegre com o que tem acontecido lá na Instituição. Segundo ela, não tem nada de acordo com o prometido. Ficou sendo uma propaganda enganosa.

Bom! Coisas dessa natureza não é a primeira vez que isso acontece. Eu que trabalho diretamente nesta área, estou sempre vendo ou tendo conhecimento de fatos idênticos. São tantas pessoas que se aproveitam da fragilidade da família para tentar arrecadar dinheiro em cima da doença do parente, que todos os dias eu tenho conhecimento de algo parecido.

E isso não é de hoje e, lamentavelmente, afirmo, com toda convicção, de que não vai acabar nem tão cedo. Ainda veremos muitas famílias que irão entregar seus adictos aos cuidados de pessoas que não entendem porra nenhuma de dependência química, mas que, de maneira absurda, conseguem manter de portas abertas (ou melhor, fechadas), um espaço que só consegue mesmo deixar o adicto abstêmio, sem usar, mas que tratamento que é bom....passa longe!

Esses lugares mais parecem uma Instituição Correcional de que uma Instituição de Tratamento. Lá, os adictos recebem mais punição do que cuidados. Em muitos desses locais, os internos são obrigados a repassarem a impressão de que está tudo bem ou, caso contrário...punição!

Eu digo isso não somente por falar...digo com toda convicção...seria até capaz de falar aqui os nomes de algumas Instituições que não fazem nada corretamente....muito pelo contrário, contrariam todas as normas e procedimentos regulamentadores. Entretanto, como este não é o objetivo do blog, evitarei divulgar.

Mas eu digo isso com toda convicção de quem acompanha o dia-a-dia de adictos que são submetidos a internação compulsória. Digo isso pelo fato de fazer parte de uma Comissão que visita periodicamente várias Instituições de Tratamento e Correcionais neste Brasil de meu DEUS. Digo isto pelo fato de já ter sido interno em várias Instituições dessas. Ou seja, eu falo categoricamente e com toda segurança.

É lógico que nem todas são assim. É lógico que existem excelentes profissionais que dedicam-se incansavelmente aos pacientes. Claro que existem Tratamentos referências. Mas existem uma grande quantidade de pessoas que estão se aproveitando da fragilidade das famílias e estão só atrapalhando, pois, ao invés de avançar o processo de recuperação, atrasa mais ainda.

Quando a família chega procurando ajuda, eles estão lá. Estão com um sorriso no rosto, alegre por saber que encontrou mais uma vítima. (não vítima das drogas, mas vítima dele). As vezes a família vende até a moradia para tratar o familiar. Aí é que eles gostam mesmo, porque sabem que tem mais dinheiro pra gastar.

Ao chegar na Instituição, geralmente levam os parentes para conhecerem o local onde seu adicto será cuidado...servem algo...as vezes um cafezinho, ou um suco....as vezes, água mesmo.

Quando você vira as coisas...pronto!
Ali ficou toda sua esperança de ter encontrado o lugar certo para tratar seu familiar. O que você as vezes não sabe, é que aquele lugar pode te frustar tanto, mas tanto, que em algumas vezes, através daquela situação, suas esperanças acabam se esgotando. Algumas famílias ficam tão decepcionadas que deixam até de tentar outras vezes.

Compartilho, neste momento, deste sentimento de decepção.

É incrível como existem pessoas falsas nesse mundo!

Até concordo que, no Submundo do Sistema, algumas pessoas são falsas pela natureza da adicção...já outras são pela própria natureza. É a personalidade dela mesmo. Existem situações e situações.

Nós, adictos, fomos tão falsos com os outros que enganamos, principalmente, a nós mesmos.
Mas existem pessoas tão falsas, que só mesmo JESUS na causa.

E, para tornar esse post um pouco mais alegre, (pois eu estou aqui péssimo, frustado, decepcionado com meu amigo¹), eu quero apresentar um vídeo, onde um personagem bastante conhecido aqui no Nordeste, faz uma comédia em cima destas pessoas falsas, que se dizem seu amigo, mas que, por trás, lhe dá  punhaladas....acabam contigo.

N.B. 1- Digo que é meu amigo, pois não será por isso que deixarei de ser amigo dele.


Encontraremos, ainda, muitos Coxinhas em nosso dia-a-dia. Estejamos atento para os que são nossos verdadeiros amigos e em quem podemos verdadeiramente confiar.

Mas, como dizia Painho, a gente só se decepciona com quem a gente conhece!

Abração e TAMUJUNTU.

sábado, 14 de janeiro de 2012

SER SOLIDÁRIO ...ISSO NOS FAZ BEM!!!!


Olá, meus querido(as) amigos(as) e companheiros(as)!
Espero que estejam todos bem, com saúde e desfrutando de bons momentos.
Aqui, comigo, tudo conforme a vontade do PODER SUPERIOR.
Em minha postagem de hoje, quero fazer um pouco de referência para esse nosso vínculo criado após nossos contatos, assim como para toda essa identificação que encontramos quando procuramos as pessoas que passaram ou passam o mesmo problema ou sentimento que estamos passando ou sentindo. Quero falar um pouco desta amistosa amizade que cria-se com nossos iguais, tanto aqui em nossos blog's, quanto nos Grupos de mútua ajuda, quanto em tantos outros locais onde vemos, sentimos ou propiciamos alguma ação voluntária através da nossa solidariedade.
Realmente é algo que nos move e que nos traz benefícios tamanho, que só quem desfruta, é quem sabe.
Outro dia, eu até falei sobre isso. Fiz um post EU ME IMPORTO!, onde em falei sobre a importância do trabalho voluntário.
Mas, minhas palavras hoje serão para agradecer a todos vocês que fazem parte deste nosso mundo virtual, trazendo FÉ, FORÇAS E ESPERANÇAS, de um modo totalmente desprendido de qualquer outra coisa, a não ser o amor ao próximo. Quero falar um pouco sobre essa onda de ser solidário ao próximo...algo tão ausente em nossa Sociedade, mas tão presente aqui em nossos blog's de dependência química, co-dependência, Grupos de mútua ajuda e afins.
A gente percebe o quanto tem sido útil para cada um de nós, o apoio recebido em nossos blog's. Sabemos como nos sensibilizamos com cada postagem dos nossos amigos(as) nos blog's que seguimos. Cada nova postagem deles, sentimos uma responsabilidade em fazer algo para que eles percebam que não estão sozinhos. Queremos sempre compartilhar de suas alegrias ou, comumente, de sua dor. Queremos sempre lhes dizer que "TAMUJUNTU".
Percebemos o quanto as pessoas sentem-se seguras de que realmente são compreendidas aqui e que realmente são "ouvidas" (ou seguidas em seus blog's), haja visto o bom tempo em que ninguém ouvia seus gritos de socorro, ou quando ouvia, nada entendia. Enquanto que aqui em nossos blog's, conseguimos compreender cada palavra, cada sentimento, cada momento.
A cada dia, surge um novo blog. A cada dia, uma família ou um familiar encontra este "ombro" amigo aqui em nossos blog's. A cada dia um adicto que busca ajuda encontra aqui um adicto limpo dizendo que "SÓ POR HOJE - FUNCIONA!". Entretanto, a cada hora, cada momento, surge um novo adicto. A cada momento, um novo adicto sofre um dano em decorrência de seu uso prejudicial. A cada instante, morre um adicto ou um adicto mata alguém, em consequência de suas insanidades, para conseguir a próxima dose. E, as vezes, esse alguém é o familiar dele mesmo...justamente aquele à quem ele tanto ama, mas que, naquele momento, assim como quem está em profundo estado de coma e/ou inconsciência, não vê nada e/ou desconhece tudo e todos. Não há Leis e nem sentimentos.
Mas essa corrente de solidariedade pode fazer toda uma diferença.
Quando chegamos à um Grupo de mútua ajuda, recebemos aquele acolhimento por parte daquele que um dia foi acolhido. Somos recebidos como a pessoa mais importante, pois aquelas pessoas sabem o quanto estamos fragilizados e lembram-se de quando eles chegaram ao Grupo e como eles estavam se sentindo. Logo entendem que "NOSSA GRATIDÃO FALA QUANDO EU ME IMPORTO E COMPARTILHO COM OS OUTROS O CAMINHO DE NA".   Aquela GRATIDÃO COM RESPONSABILIDADE nos torna solidário, ao ponto de sacrificarmos nosso tempo para levar a mensagem àqueles que ainda sofrem.
É assim que funciona essa corrente da SOLIDARIEDADE.
Eu sou grato por todos vocês que estão do meu lado, (mesmo que sejam do outro lado da telinha...rsrs), aos que dedicam seu tempo para deixar um recadinho, um comentário aqui, dizendo "TAMUJUNTU".   Eu agradeço a todos vocês por tornarem nosso mundo virtual, em um mundo diferente.
Estes dias, conversando com um amiga aqui do blog, falei sobre esta coisa de fazer um mundo diferente. Sobre este conceito que eu entendo por equivocado, ao dizer que "eu não posso mudar o mundo...eu só posso mudar a mim mesmo!".
Eu entendo que eu posso, sim, mudar o mundo. Eu posso mudar a mim mesmo e, mudando a mim mesmo, já mudei o mundo.
Antes eu fazia parte de um grupo de pessoas que o Ministério Público pronunciava como "indivíduo anti social"... Eu mudei a mim mesmo e hoje faço parte de um outro grupo de pessoas....um grupo de pessoas que promovem o bem. Então, algo no mundo mudou. Eu mudei apenas a mim mesmo, mas as pessoas mudaram a opinião a meu respeito. Hoje ninguém tem mais temor em andar em minha companhia...então, muita coisa mudou quando eu mudei apenas a mim mesmo.
E pela minha ação de levar mais um ao Grupo, ele vai ficar lá por um tempo; vai entender o PROGRAMA DOS DOZE PASSOS e começar a vivenciá-lo. Vai tornar-se voluntário nos Serviços da Irmandade. Vai trabalhar para manter o Grupo de portas abertas, para receber as pessoas mais importantes para nós e levar a mensagem de que HÁ UMA SOLUÇÃO!
Estes dias, fiquei alegre por uma amiga nossa divulgar o Grupo de dependentes e co-dependentes que ela abriu no facebook. Isso é muito bom. Temos mesmo que ser solidário com nosso próximo. Isso nos faz bem.
Sabemos que tem muita gente, uma hora dessa, desesperado, procurando ajuda, sem saber onde encontrar. Uma hora dessa, a quantidade de pessoas que estão na internet buscando por palavras chave, alguma luz no fim do túnel, é imensa! São tantas, que nem se tem ideia. Como seria bom que elas encontrassem os blog's de vocês, para saber que não estão sozinhas. Tenho certeza absoluta que vocês iriam ser gentis, como tem sido com cada pessoa que postam comentários em suas postagens.
Existem outras e outras comunidades virtuais que possibilitam essa ajuda, esse apoio. Tanto no face, quanto no orkut, quanto em outros sites, etc. Eu mesmo sou membro de várias delas e gosto sempre de acompanhar as postagens. Aliás, tem uma que eu sou moderador dela, que é a CAPS ad, onde temos diversos tópicos e de todos os aspectos.
Tem uma outra comunidade que eu participo, onde encontramos "FÉ, FORÇAS E ESPERANÇAS"

Vou compartilhar aqui um vídeo interessante, para que possamos ver como podemos fazer a diferença....quando queremos. É um vídeo sobre a GENTILEZA. Espero que gostem.


Ah!   Bom seria que esse vírus da gentileza contagiasse o mundo. Bom seria que esse vírus entrassem nas vidas de todos os seres humanos.
Ainda bem que nós aqui dos blog's que tratam de DQ e co-dependência (e alguns outros), já percebemos que a GENTILEZA, A SOLIDARIEDADE faz parte de nossas vidas.
Que possamos continuar escutando nosso próximo...mesmo quando ele não esteja tão próximo!
Que possamos continuar seguindo nosso blog's  e apoiando nossos(as) amigos(as)!
Que possamos ir atrás daquela família e daquele adicto que ainda sofre...esteja ele na ativa, em tratamento, em reclusão...Vamos atrás do melhor servidor de nossas Irmandades, que uma hora dessa tá lá na sarjeta, caído, esperando uma MÃO AMIGA para segurar. 
Vamos atrás do melhor partilhador, que uma hora dessa tá lá nas quebradas, com um cachimbo na mão, fazendo virar fumaça, a televisão que ele tirou escondido de casa.
Vamos atrás do melhor blogueiro, pois uma hora dessa ele está com um revólver na mão, apontando pra alguém, afim de conseguir algo para deixar na boca.....e esse alguém pode ser o Pai dele..pode ser a Mãe dele....pode ser a Esposa dele..o Filho(a)....bem como pode ser a minha Mãe, ou a sua Mãe, ou o seu Pai, ou o seu Filho(a). 
Portanto, vamos atrás e dizê-lo que "TAMUJUNTU" nessa luta para permanecer um dia, limpo, sereno e desfrutando de bons momentos.
Façamos a nossa parte! Sejamos gentis, prestativos e solidários.
Abração a todos e.....TAMUJUNTU.