Olá, pessoal!
Espero que estejam todos em gozo de saúde e paz, juntamente com todos os que vos cercam.
Acabei de passar por uma situação constrangedora, mas tão constrangedora, que fico até sem chão nessas horas.
Uma pessoa, à quem eu o tinha (e que o tenho ainda) como grande amigo, me fez uma tremenda decepção. Eu o havia indicado para uma Empresa de um conhecido meu, numa cidade lá no Estado do Pará. Ele ficou poucos dias na função em que havia sido contratado e logo pegou a confiança do dono e assumiu um cargo de maior responsabilidade. Agora há pouco meu telefone toca. Era o meu amigo, dono da Empresa, dizendo que o meu prezado amigo havia desaparecido da Cidade, desde ontem e, pra completar, deu um prejuízo de mais de Oitenta Mil Reais em mercadorias.
Fiquei (e ainda estou) surpreso por tal acontecimento. Jamais imaginava que aquele cara fosse capaz de fazer isso. Eu o conheço já há bastante tempo e nunca tinha tido conhecimento de nada que desabonasse a conduta dele. Ao contrário, sempre o tinha como uma pessoa confiável.
Estou aqui pasmo com a notícia!
O meu amigo me ligou e contou detalhes, coisas que eu estou aqui até agora sem conseguir "engolir" tantos absurdos. Nem soube o que dizer pro camarada! As palavras quiseram travar, mas, ainda bem que ele me conhece e sabe que eu jamais iria indicar alguém em quem eu não confiasse.
Mas eu estou muito sem graça e envergonhado.
Meu Pai dizia sempre assim:
"Meu filho! A gente só se decepciona com quem a gente conhece! A gente não se decepciona com quem a gente não conhece, não... Porque se uma pessoa que a gente não conhece, nos fizer qualquer maldade, para nós não será nenhuma decepção, pois a gente nem sabia quem era aquele(a) desconhecido(a)!".
Realmente...se uma pessoa que a gente não conhece, nos fizer qualquer maldade, para nós não será nenhuma decepção, pois a gente nem sabe quem é a pessoa. Mas se uma pessoa que a gente conhece ou que ganha nossa confiança, fizer algo que a gente não imaginava que ele fizesse contra a gente....isso causa uma decepção tamanha, como a que estou sentindo agora.
Mas eu não posso deixar isso me abalar, não! Eu tenho uma porra de depressão que me acaba com qualquer besteira. As vezes, do nada, estou deprimido. E quando me deparo com fatos desta natureza, aí é que tenho que tá com o "piloto automático" ligado, pra ficar atento com as consequências da deprê.
Estes dias, não foi somente essa parada que me trouxe certa frustração, não. Recentemente, poucos dias atrás, eu indiquei uma Clínica para um familiar levar seu adicto para internação involuntária. Hoje a Mãe dele me ligou, dizendo que vai tirar o brother de lá, pois não está nada alegre com o que tem acontecido lá na Instituição. Segundo ela, não tem nada de acordo com o prometido. Ficou sendo uma propaganda enganosa.
Bom! Coisas dessa natureza não é a primeira vez que isso acontece. Eu que trabalho diretamente nesta área, estou sempre vendo ou tendo conhecimento de fatos idênticos. São tantas pessoas que se aproveitam da fragilidade da família para tentar arrecadar dinheiro em cima da doença do parente, que todos os dias eu tenho conhecimento de algo parecido.
E isso não é de hoje e, lamentavelmente, afirmo, com toda convicção, de que não vai acabar nem tão cedo. Ainda veremos muitas famílias que irão entregar seus adictos aos cuidados de pessoas que não entendem porra nenhuma de dependência química, mas que, de maneira absurda, conseguem manter de portas abertas (ou melhor, fechadas), um espaço que só consegue mesmo deixar o adicto abstêmio, sem usar, mas que tratamento que é bom....passa longe!
Esses lugares mais parecem uma Instituição Correcional de que uma Instituição de Tratamento. Lá, os adictos recebem mais punição do que cuidados. Em muitos desses locais, os internos são obrigados a repassarem a impressão de que está tudo bem ou, caso contrário...punição!
Eu digo isso não somente por falar...digo com toda convicção...seria até capaz de falar aqui os nomes de algumas Instituições que não fazem nada corretamente....muito pelo contrário, contrariam todas as normas e procedimentos regulamentadores. Entretanto, como este não é o objetivo do blog, evitarei divulgar.
Mas eu digo isso com toda convicção de quem acompanha o dia-a-dia de adictos que são submetidos a internação compulsória. Digo isso pelo fato de fazer parte de uma Comissão que visita periodicamente várias Instituições de Tratamento e Correcionais neste Brasil de meu DEUS. Digo isto pelo fato de já ter sido interno em várias Instituições dessas. Ou seja, eu falo categoricamente e com toda segurança.
É lógico que nem todas são assim. É lógico que existem excelentes profissionais que dedicam-se incansavelmente aos pacientes. Claro que existem Tratamentos referências. Mas existem uma grande quantidade de pessoas que estão se aproveitando da fragilidade das famílias e estão só atrapalhando, pois, ao invés de avançar o processo de recuperação, atrasa mais ainda.
Quando a família chega procurando ajuda, eles estão lá. Estão com um sorriso no rosto, alegre por saber que encontrou mais uma vítima. (não vítima das drogas, mas vítima dele). As vezes a família vende até a moradia para tratar o familiar. Aí é que eles gostam mesmo, porque sabem que tem mais dinheiro pra gastar.
Ao chegar na Instituição, geralmente levam os parentes para conhecerem o local onde seu adicto será cuidado...servem algo...as vezes um cafezinho, ou um suco....as vezes, água mesmo.
Quando você vira as coisas...pronto!
Ali ficou toda sua esperança de ter encontrado o lugar certo para tratar seu familiar. O que você as vezes não sabe, é que aquele lugar pode te frustar tanto, mas tanto, que em algumas vezes, através daquela situação, suas esperanças acabam se esgotando. Algumas famílias ficam tão decepcionadas que deixam até de tentar outras vezes.
Compartilho, neste momento, deste sentimento de decepção.
É incrível como existem pessoas falsas nesse mundo!
Até concordo que, no Submundo do Sistema, algumas pessoas são falsas pela natureza da adicção...já outras são pela própria natureza. É a personalidade dela mesmo. Existem situações e situações.
Nós, adictos, fomos tão falsos com os outros que enganamos, principalmente, a nós mesmos.
Mas existem pessoas tão falsas, que só mesmo JESUS na causa.
E, para tornar esse post um pouco mais alegre, (pois eu estou aqui péssimo, frustado, decepcionado com meu amigo¹), eu quero apresentar um vídeo, onde um personagem bastante conhecido aqui no Nordeste, faz uma comédia em cima destas pessoas falsas, que se dizem seu amigo, mas que, por trás, lhe dá punhaladas....acabam contigo.
N.B. 1- Digo que é meu amigo, pois não será por isso que deixarei de ser amigo dele.
Encontraremos, ainda, muitos Coxinhas em nosso dia-a-dia. Estejamos atento para os que são nossos verdadeiros amigos e em quem podemos verdadeiramente confiar.
Mas, como dizia Painho, a gente só se decepciona com quem a gente conhece!
Abração e TAMUJUNTU.