Sejam Bem Vindos!

Quero agradecer, carinhosamente, pela sua visita e espero que possamos continuar partilhando experiências, as quais considero-as importantes para manutenção de minha recuperação.
Sua partilha (comentários) aqui nos Posts, bem como seguir-me quando julgares conveniente, é importante para que possamos estreitar ainda mais a nossa amizade, algo que é fundamental para um crescimento em nível de ser humano...ainda mais quando se trata de um adicto em recuperação, como eu.
Por isso, mais uma vez, muito obrigado por sua presença!
Que bom que você veio! Que bom que você me visitou!
Melhor ainda será ler seus comentários e ver-te aqui, sempre que possível, ajudando-me dia-a-dia.
Que O PODER SUPERIOR continue te concedendo o direito de reconhecer, aceitar e realizar a Vontade DELE, em todas as suas épocas e lugares, para que só assim, possas continuar desfrutando destas Dádivas de renovados dias Limpos, Serenos e repletos de Saúde e Paz!
Abraços e TAMUJUNTU.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

QUANDO NÃO VALORIZAMOS NOSSO DIA LIMPO, A RECAÍDA É INEVITÁVEL!



Olá, pessoal!
Tudo bem com vocês?
Aqui, comigo, está tudo segundo a Vontade e Permissão Do Poder Superior.

Novamente alguns dias sem postar nada, mas estou sempre acompanhando os blogs que sigo e, sempre que possível, deixando um recadinho.

Nestes dias que se passaram, ocorreram alguns fatos tristes e outros alegres. Começando pelos tristes, algumas recaídas de companheiros que estavam há anos em recuperação. Um destes que recaiu, foi um grande amigo meu, amigão mesmo, das antigas, que foi “meu comparsa” em meu tempo de insanidades. Ele estava há mais de 15 anos sem usar. Não resistiu ficar mais 24hs. Os motivos que ele e os demais tentaram justificar, simplesmente não passam de justificativas. Sabemos que a doença é realmente traiçoeira, mas, a recaída não precisa de desculpas. Se foi o tempo limpo.

Outro também estava há mais de 08 anos sem usar. Fazia trabalhos de levar a mensagem e outras atividades que o deixava bem envolvido com recuperação de adictos. Afastou-se uns dias e esses dias afastado foram o suficiente para que ele tentasse usar isso como argumento para retornar a ativa. Se foi o tempo limpo.

Uma amiga e companheira de sala, que também estava fazendo sua recuperação há uns 08 meses, trocou os(as) companheiros(as) por má companhias e o resultado não poderia ter sido diferente. Recaiu, envolveu-se em atos ilícitos, o Juiz da Infância retirou a guarda de seus 02 filhos e ainda foi presa por formação de quadrilha e tráfico de drogas. Se foi o tempo limpo, se foi a família e se foi a liberdade.

Já outro não teve a mesma “sorte”, se é que podemos chamar de “sorte”. Entretanto, quando nos referimos a fazer uso de drogas e viver uma lida louca, certamente ficar vivo é uma sorte. Após 1 ano e 9 meses “limpo”, ele não conseguiu ficar mais 24hs sem usar e, consequentemente, não conseguiu passar mais 24hs vivo. Isso mesmo. No dia de sua recaída, envolveu-se numa “parada” que o vitimou fatalmente. Se foi o tempo limpo e se foi a vida.

Quando não valorizamos nossa recuperação, sem dúvidas, pagamos um preço alto demais. Só então iremos valorizar o preço pago com uma recaída. Isso quando não acontece como aconteceu com este último, em que não teve a mesma “sorte” de ficar vivo e ter outra oportunidade de recomeçar.

Outro jovem também não deu importância à mensagem de que “viver sóbrio é viver mais!” e acabou seus dias de vida de maneira trágica. Ele foi “abordado” muitas vezes para ir num Grupo de NA ou para ficar numa comunidade terapêutica. Não quis ir. Dizia sempre: “tô de boa!”. Continuou usando e “aprontando”. Foi encontrado morto esse fim de semana, em estado de putrefação. Seu corpo estava jogado num rio. A família chora o fatídico, mas disseram ter sido um alívio, diante do sofrimento dos pais.

Um dos meus irmãos, que estava em processo de recaídas e tentativas de permanecer “limpo”, está internado novamente. Desta feita, trouxe para perto de mim. Ele estava morando na Bahia. Estava prestes a ser preso novamente ou mesmo ser morto. Aliás, ainda chegou a ser preso, mas foi liberado logo em seguida. Minha Mãe me ligou pedindo ajuda para interná-lo e disse que gostaria que fosse perto de mim. A princípio, fiz resistência, pois temo que ele venha causar transtorno aqui onde moro. Confesso que não queria trazê-lo para perto de mim. Mas se é para ajudá-lo, não meço esforços. Providenciei logo uma vaga e ele veio. Está se adaptando à comunidade. Sempre tenta usar da aproximação que tem comigo para se beneficiar, mas eu deixo bem claro que ele é apenas um interno, assim como os demais. Aqui, na comunidade, ele não é meu irmão...é um interno e o trato como trato todos os demais. Espero que, desta vez, ele não brinque com mais uma oportunidade que está tendo.

Entre as coisas boas que aconteceram, posso narrar vários companheiros que receberam seus “chaveiros por tempo limpo” (procedimento dos Grupos de NA, onde os companheiros que completam determinado tempo sem usar, recebem do Grupo um chaveiro padronizado, como estímulo a continuar “limpo, só por hoje”). Também afirmo que tivemos êxito em alguns acompanhamentos individualizados, realizados como procedimentos para tratamento e recuperação de adictos às drogas e, temos observado um aumento no índice de recuperação, dentre os métodos usados para tratamento da dependência química. Isso mais que nos traz a certeza de que, quando o tratamento é individualizado (e personalizado), as chances de obtermos resultados satisfatórios são maiores de que quando aplicamos de forma generalizada, uma metodologia a todos os adictos em tratamento.

Outra notícia boa é que terminamos com alegria, mais uma edição do curso de multiplicadores. Foram 45 pessoas capacitadas.

Também temos a satisfação de afirmar que o Projeto Ame Mas Não Sofra, de autoria de nossa amiga Polyana, do blog amandoumdependentequimico.blospot.com, está sendo bem aceito na Comissão formada para trabalhar as Políticas Públicas Sobre Drogas, em um determinado Município Maranhense. Em breve, creio estar aqui divulgando o nome deste Município e a notícia de que o Projeto já esteja em execução. Por enquanto, deixemos primeiro as coisas caminharem mais um pouco.

Semana que vem, estarei viajando para João Pessoa/PB. Irei visitar minha Tia e minha Irmã, que mora lá com ela. Conversando essa semana com minha Tia, tomei conhecimento de que, mais uma vez, minha Irmã está muito arredia, causando sérios problemas, envolvida com tudo que não presta. Minha Tia disse que já não aguenta mais a situação, que já está com certa idade e que não pretende mais ficar com a guarda dela. Disse que é para eu ir buscá-la. Confesso que estou sem saber como agir, pois ultimamente não tenho tido tempo para dedicar cuidados caseiros a essa minha Irmã que está necessitada desta atenção. Porém, reconheço que tenho que tomar iniciativa, pois ela não tem mais Pai e nem tem mais Mãe e eu sou o Irmão mais velho e sou o único que está em recuperação. Não tenho como deixá-la sozinha, já que minha Tia não a quer mais. Tirarei essa semana que vem para tentar resolver isso.

Peço discernimento Ao Poder Superior para que me ajude a fazer as coisas com coerência. Já estou fazendo a entrega total de minha vontade aos cuidados dEle. Rogo humildemente que seja feita a Vontade dEle e não a minha e para isso, suplico que Ele me dê o conhecimento da Vontade dEle em relação a mim.

Por hoje é só o que tenho preparado aqui para vocês. Agradeço a cada visita e comentários deixados aqui, bem como pelos e-mails e telefonemas recebidos. Muitíssimo obrigado.

Um forte e carinhoso abraço deste adicto que, somente por um Milagre, está “limpo, só por hoje”.

Abração bons momentos a todos.

TAMUJUNTU.