Sejam Bem Vindos!

Quero agradecer, carinhosamente, pela sua visita e espero que possamos continuar partilhando experiências, as quais considero-as importantes para manutenção de minha recuperação.
Sua partilha (comentários) aqui nos Posts, bem como seguir-me quando julgares conveniente, é importante para que possamos estreitar ainda mais a nossa amizade, algo que é fundamental para um crescimento em nível de ser humano...ainda mais quando se trata de um adicto em recuperação, como eu.
Por isso, mais uma vez, muito obrigado por sua presença!
Que bom que você veio! Que bom que você me visitou!
Melhor ainda será ler seus comentários e ver-te aqui, sempre que possível, ajudando-me dia-a-dia.
Que O PODER SUPERIOR continue te concedendo o direito de reconhecer, aceitar e realizar a Vontade DELE, em todas as suas épocas e lugares, para que só assim, possas continuar desfrutando destas Dádivas de renovados dias Limpos, Serenos e repletos de Saúde e Paz!
Abraços e TAMUJUNTU.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O ATO DE AJUDAR.

Olá, pessoal!
Espero estar encontrando todos na Paz e desfrutando de muita saúde, serenidade e sobriedade.



Recentemente, conversando com uns familiares, abordamos um tópico dentre o tema dependência química, onde falávamos sobre a questão de continuar ou não ajudando o adicto, mesmo sem ele demonstrar (para família) querer ajuda, entretanto, afirmando querer ser ajudado.

Tipo assim... Ele diz que quer ser ajudado, mas não demonstra querer. Isso, para a família, é desgastante e algumas o deixam de mão, achando que ele realmente não quer nada com nada, apesar de que em alguns casos ele quer, mas não consegue fazer com que a família acredite.

Ajudar, seja lá quem quer que seja, é algo que não deveria, jamais, ser colocado em questão se a pessoa quer ou não ser ajudado. Fazemos a nossa parte e deixamos que a pessoa aceite ou não a nossa ajuda.



Logicamente que em si tratando de DQ, sabemos que não adianta muito se o adicto não quiser ser ajudado, porém, deixar de ajudar, é algo que não é bom para nós mesmos, e não somente para o adicto ou para qualquer outra pessoa que necessite de qualquer tipo de ajuda.

Outro dia, conversando com outra familiar, fiz a seguinte colocação, também abordando o mesmo assunto:

“Olha....vou falar aqui não como um adicto que sou, mas como um ser humano que sou. Não como um evangelizador, mas como um mensageiro.

Você comentou que gostaria de ter pelo menos uma garantia de que valeria a pena, num foi?
Pois bem. Vamos considerando do princípio, tá?

É do seu conhecimento de que DQ é uma doença, certo? É do seu conhecimento de que seu esposo está doente, certo? Então, ajudá-lo, apoiá-lo, estar disposta a ser útil ao próximo é um dom que poucas pessoas têm, sabia? Muitas vezes a gente só olha o lado da codependência, em si, mas esquecemos de que, de certa forma, quando vivemos em função de ajudar o próximo, estamos sendo útil em nossa missão aqui na terra.

Logicamente que a codependência nos tira esse direito, pois ficamos 'não vivendo' ajudando ao próximo, mas sim sendo vítimas do próximo. Porém, se estamos nos doando para ajudar na melhora do estado de saúde de alguém, estamos cumprindo o que O PODER SUPERIOR nos pede. O ajudar ao próximo deve ser uma qualidade do Servo.


'Quem despreza ao seu próprio próximo está pecando, mas feliz é aquele que mostra favor aos atribulados.' - Provérbios 14:21

Isso, por si só, já valerá a pena, minha amiga!
Existe uma passagem na Bíblia, Mt 25.37-40, que diz o seguinte:  

'Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.'

Como devemos tratar o nosso próximo? A Bíblia diz em Lucas 10:27-28 'Respondeu-lhe ele: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. Tornou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isso, e viverás.'

'A Lei do Senhor é perfeita; ela devolve à nossa alma as forças perdidas. A revelação da vontade de Deus é digna de confiança; ela dá sabedoria a quem estiver disposto a aprender.'    Salmo 19.7

 
'As ordens que Deus dá aos homens são sempre certas; quem obedece, sente uma profunda alegria no coração. As regras de conduta do Senhor são bem claras e iluminam os nossos olhos.'   Salmo 19.8

Ainda queres garantia de que valerá a pena? Então veja o que diz o Salmo 19.9 e Salmo 19.11
 
'A obediência a Deus nos conserva puros; é a garantia de vida eterna. As opiniões do Senhor sobre a vida são verdadeiras e justas, todas elas.' Salmo 19.9

'Além de tudo isso, servem para nos corrigir quando estamos errados.   Quem segue as instruções de Deus terá sucesso em tudo.' Salmo 19.11

Viu? Terás garantia de Vida Eterna e Sucesso em Tudo!

Bom....sei que estavas querendo uma garantia de outra coisa....tás querendo uma garantia do seu esposo se recuperar e não mais voltar a usar. Porém, a mesma Bíblia nos diz (Salmo 37.5): 'Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.'

Diz ainda: 'E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.'
Mateus 17:20

Assim, sendo, minha querida, TENHA FÉ! ACREDITE! CONFIE NELE!

Quanto tiver passando por dificuldade, saibas que existe ALGUÉM que está caminhando contigo. Você jamais está sozinha! Existe ALGUÉM que está sempre te protegendo. Então, tenhas bom ânimo! Veja estas dificuldades como uma oportunidade de conseguir uma vitória.

Uma outra passagem é bem interessante:

'Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.' (Tiago 1:2-6)

Finalizo estas minha palavras esperando que elas possam ter alcançado o meu propósito.

Quero que saibas que compreendo perfeitamente suas colocações...entendo muitíssimo bem a sua situação, mas eu apenas quis te mostrar que o fato de ajudar ao próximo é algo DIVINO.  
Sei que você também está precisando de ajuda. Sei que estás sofrendo demais. Sei que estás sentindo-se carente e necessitando dele ao teu lado. Mas eu quero te dizer uma coisa, amiga: ele se preocupa, sim, contigo, visse? Ele está lá, está ausente da família, mas está, sim, preocupado contigo. Posso te dizer com toda garantia deste mundo de que isso é uma verdade. Digo isso não somente para te confortar, mas porque é uma verdade. Eu passei por inúmeras internações, tanto voluntárias, quanto involuntárias, inclusive por ordem judicial. Passei por várias CT, até mesmo por hospital psiquiátrico. Hoje lido com DQ em meu cotidiano. Estou sempre atendendo casos e mais casos. Porém, todos eles que tem família, em suas partilhas, expressam a preocupação de como elas estão. Posso até dizer que existam alguns que não deem o merecido valor à família, por estarem ali contra a própria vontade, mas, ainda assim, eles têm conhecimento do sofrimento causado aos que vos cercam."




Fiquem na paz!
Bons momentos e até breve!
Continuo sendo o Júnior, um adicto em recuperação, Limpo, só por hoje!


Abração e TAMUJUNTU.

domingo, 4 de agosto de 2013

OS JOVENS E AS DROGAS NAS ESCOLAS.



Participei recentemente do I Fórum Sobre Álcool e Outras Drogas, promovido pela Secretaria de Saúde do Município de São Mateus, distante 180 KM de São Luis, capital do Maranhão. Fui palestrante com o tema: “Os Jovens e as Drogas nas Escolas”.

O consumo de drogas cresce consideravelmente a cada dia, pois ela não escolhe religião ou nível social; está presente em todos os lugares e realidades desde muito tempo. Esse aumento pode ser atribuído a vários fatores, principalmente aos que se referem na forma em que é transmitida a informação sobre a droga e quem a recebe. A prevenção do uso indevido de drogas é fundamental para a sensibilização sobre os riscos e perigos causados por elas. Nas escolas, as ações de prevenção ao uso de drogas e de prevenção ao abuso de drogas, não deveriam ser isoladas ou tratadas fora do contexto de uma prática pedagógica.

Cabe aqui um esclarecimento importante. É sobre a GRANDE DIFERENÇA entre a prevenção ao uso de drogas e a prevenção ao abuso delas.

Quando o trabalho preventivo é em relação ao uso de drogas, o objetivo principal é que o jovem sequer experimente. Ou seja, a ideia é fazer, por exemplo, que, nas festas, os jovens nunca experimentem álcool. Por outro lado, o trabalho preventivo ao abuso de drogas tem outra estratégia: o que se pretende é educar o jovem a não fazer uso abusivo de uma droga, como, por exemplo, ficar embriagado numa festa. A diferença entre essas duas posturas preventivas está no fato de que a primeira não leva em consideração a realidade vivida pelo jovem, enquanto a outra trabalha com essa realidade.     O trabalho preventivo ao uso abusivo de drogas considera o fato de que o jovem está sujeito a experimentar e usar uma droga eventualmente, e dessa maneira, o trabalho preventivo está em educar as pessoas a fazer o uso com moderação e responsabilidade. Isso nos leva a outra questão importante: - será que isto é possível?

Na verdade, um trabalho preventivo deve ter como objetivo fazer com que o jovem pense e reflita de maneira crítica sobre sua vida, suas escolhas, seus desejos, suas frustrações e seu futuro. Então, um trabalho preventivo ao uso abusivo de drogas deve romper com a visão simplista da mera proibição.

O assunto “Drogas” já está tão inserido em nosso meio que raramente passamos um dia sem escutar essa palavra ou mesmo ver alguém fazendo uso destas substâncias, por mais longínquo esteja da civilização.

Quando falamos “Drogas”, logo no vem à mente que estamos falando de coisas tipo “crack, cocaína, maconha, etc”... Mas nos esquecemos de falar no cigarro, no qual os adolescentes o fazem de sinônimo de “status”. Esquecemo-nos de falar das anfetaminas, que por serem drogas estimulantes da atividade do sistema nervoso central, também são bastante consumidas por estudantes que passam noites acordadas. (Cabe aqui dizer que O Brasil é o maior consumidor de anfetaminas do Mundo! Mais de 1,5 milhão de pessoas consomem quatro toneladas da droga por ano.)     Esquecemos também de que álcool é droga e segundo Relatório Global da Situação sobre Álcool e Saúde, apresentado pela Organização Mundial da Saúde dois milhões e meio de pessoas morre por ano, por causas relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas. São mais de 320 mil jovens mortos por ano.

 Nem por isso, associamos bebidas alcóolicas a drogas perigosas e nem muito menos isso fará com que as pessoas deixem de beber, assim como são poucas as pessoas que deixarão de usar as drogas ilícitas.

Para ter-se uma noção, um Comparativo entre os Levantamentos dos Estudantes – Uso na Vida (Fonte: OBID - Ano IV - Nº. 06 - Junho de 2005 - Secretaria Nacional Antidrogas), a Região Nordeste teve um crescente percentual de estudantes fazendo uso de bebidas alcoólicas, apresentando Fortaleza-CE como uma das capitais de maior índice de estudantes usuários, onde 80,8% faziam ou já fizeram uso de bebidas alcoólicas com regularidade. Considerando que a pesquisa foi apresentada em 2005 e que se estima um aumento sobre este percentual, pois já se passaram oito anos, podemos dizer que, minimamente, temos um percentual de 92% dos estudantes que fizeram ou fazem uso de bebidas alcoólicas, (isso considerando o mesmo nível de estudo dentre os pesquisados).


Nem é necessário irmos muito longe para termos uma ideia do quanto a bebida alcoólica está presente em nossas vidas. Basta que analisemos minuciosamente nossas vidas e nos questionemos:  -Quantos em minha família fazem uso (mesmo que moderado) de bebidas alcoólicas?  - Quantos jovens eu vejo usando bebidas alcoólicas diariamente?

O álcool está presente em quase todas as festas e cerimônias. Qualquer que seja a reunião ou encontro que se faça, o tirano álcool está presente. Dificilmente deixa-se de coloca-lo na lista de convidados das atividades “sociais”. Antigamente, nas festinhas de crianças, pensava-se primeiro no bolo, nos refrigerantes, brigadeiros, salgados, decoração, etc... Às vezes, uma bebida de leve era servida para os pais das crianças. Hoje em dia é diferente. Quando se vai fazer um aniversário... Aliás, antes mesmo de fazer... Na hora de pensar em fazer a festinha de aniversário, já se pensa em quantos litros será comprado. Já se programa quantas “latinhas” terão que ser comprada e se o freezer irá comportar tudo. Já se pensa onde será a “bagaceira”, pois já se sabe que o local tem que ser próprio não para as crianças brincarem, mas para os adultos fazerem a “farra”, que geralmente acaba em pancadaria, brigas, desavenças, confusões, quando não na delegacia ou no hospital ou no cemitério.  Mesmo assim, a bebida alcoólica estará presente.

Trazendo essa realidade para dentro da escola, temos um universo paralelo, onde costumeiramente tendemos a colocar a responsabilidade da educação de nossos filhos aos educadores, principalmente quando descobrimos que nossos filhos (sobrinhos, netos, irmãos, etc) estão envolvidos com drogas (lícitas ou ilícitas) e que isso acontece no horário escolar, ou nas proximidades das escolas, ou mesmo com algum outro colega da escola.

Pela quantidade de alunos, a escola passou a ser um mercado promissor para o aliciamento e venda de droga. Principalmente os adolescentes, aos quais pela vulnerabilidade e pelas condições em que vivem e que naturalmente despertam para a vida, ficam como “isca” para os traficantes.

Vamos analisar aqui uma coisa: Qual o papel da escola?



A escola é uma instituição onde se concretiza o direito à educação e deve contribuir fortemente para o pleno desenvolvimento da personalidade, da formação de carácter e de cidadania do educando, para o desenvolvimento da competência comunicativa e da valorização da Língua e Cultura. Deve assegurar a sua formação cívica e moral, assegurar o direito à diferença, desenvolver a capacidade para o trabalho e proporcionar uma sólida formação geral e uma formação específica para a ocupação de um justo lugar na vida ativa, que permita ao indivíduo ter uma participação ativa no progresso da sociedade em consonância com os seus interesses; A escola deve ainda contribuir para desenvolver o espírito e a prática democráticos, através da adoção de estruturas e processos participativos na definição da política educativa, na administração e gestão do sistema escolar e na experiência pedagógica cotidiana, em que se integram todos os intervenientes no processo educativo, em especial os alunos, os docentes e as famílias.



TOTALMENTE PARADOXAL: Enquanto que o papel da escola é a formação de cidadãos idôneos, com respeito aos valores éticos, morais e cívicos, respeitando e valorizando a vida, as drogas estão em outro extremo e quando inseridas no âmbito escolar ou na vida do corpo docente e discente, desvaloriza todos estes princípios, trazendo graves consequências ao usuário, à família e à sociedade.
      ...E a escola perde o seu papel.

Será que nossas crianças estão de fato seguras dentro das escolas?

Quando vamos admitir uma babá para cuidar de nosso(s) filho(s), normalmente fazemos um inventário sobre a vida dela. Procuramos saber antecedentes criminais, indicação de terceiros, e informações até a terceira geração de descendentes. Qualquer coisa que desabone a conduta da mesma, já era a oportunidade de admissão.

O mesmo não acontece quando vamos matricular nossos filhos na escola. Geralmente, quando muito acontece, procuramos uma que sabemos por terceiros que é uma boa escola. Quando se tem condições de pagar uma particular, já acreditamos que todas são boas e que oferecem o melhor para nossos filhos. Pronto! Já temos tudo o que precisamos. Não necessitamos de fazer mais nada. Nem mesmo precisamos saber sobre o ambiente ao redor da escola e nem muito menos se a escola já teve algum registro de violência escolar. Sobre os professores??? Isso é o que menos interessa. Se ele está lá, certamente é uma excelente pessoa, (como se professores fossem imunes as Drogas). Agora é só levar nossos filhos à aula e deixar que os professores façam o resto.      Mero engano!    Aí é onde mora um grande perigo. A educação não pode ser delegada somente a escola. Aluno é transitório... Filho é para sempre.  Educação de ensino é com a escola. Educação de valores é com a escola e com a família.

Quer ver uma coisa?   Existe uma Lei que proíbe o funcionamento de bares a menos de 200 metros de escolas. Em alguns lugares, essa Lei é municipal e requer no mínimo 100 metros. Porém, tenho quase certeza de que nem todos os pais conhecem essa Lei e digo mais ainda: mesmo os que conhecem, não estão muito preocupados com isso, pois nem se preocupam em matricular seu filho em escola que tenham bares funcionando bem ao lado. Afinal, (dizemos nós), eu estou levando meu filho(a) é pra escola e se ele quiser beber, tanto faz se o bar fica perto ou longe!

Mas para lidar com o problema, é preciso que a escola como um todo esteja preparada para tal.

Um dos perigos de lidar com o uso de drogas nas escolas é a generalização. O profissional precisa saber que está lidando com pessoas diferentes e com o uso de drogas diferentes. Não há uma ‘fórmula’ para lidar com a questão, sendo assim, cada aluno precisa ser avaliado e tratado de forma única. Normalmente não se tem um profissional dentro da escola que seja capacitado para essa função ou para abordar o estudante, sendo assim, aconselha-se que o professor mais ‘próximo’, com um vínculo maior, tenha o diálogo com o aluno, ou mesmo que seja encaminhado para profissionais que atuam no tratamento e recuperação de usuários de drogas.


Outro dia, vi quando um Secretário de Segurança (Renato Penteado Perrenoud) disse que “...a equipe escolar deve ser capacitada para entender as diferenças entre os tipos de infração, de forma a discernir quando é necessário aplicar o regimento escolar, o Estatuto da Criança e do Adolescente ou o Código Penal.”.



Realmente, há casos onde os Professores e/ou Diretores ficam perdidos, sem saber o que fazer.  A cada dia , um professor desiste de concluir seu sonho, em terminar sua vida lecionando, pois os índices de violência escolar estão aumentando diuturnamente. Está cada vez mais comum manchetes como estas:             
    

As dificuldades no trabalho preventivo do professor:
 
Não saber como de fato trabalhar a prevenção com os alunos.
Medo de sofrer alguma violência física. 


O número de agressões a professores e funcionários aumentou cerca de 40%. Professores e pais reclamam mais técnicos nas escolas e alertam que o relatório do Ministério da Educação está longe da efectiva realidade vivida nas escolas.
Fonte: Jornal de Notícias (em 2010-06-19)



 
Porém, diante dos números de violência aos Professores e de Alunos envolvidos com Drogas, o que pode o educador fazer diante de tal quadro?   


É necessário entender, antes de tudo, que em Dependência Química, deve-se tratar casos & casos e que as orientações devem serem específicas à tais, individualmente e criteriosamente  analisado, com tratamento diferenciado, acompanhamento personalizado, considerar fatores de risco, estabelecer diretrizes,  conversa com o aluno e encaminhamento para tratamento e recuperação.


   

 Enfim, entendemos que há necessidade de uma equipe multidisciplinar e de um trabalho de cooperação entre os pais, os Educadores, Profissionais da Saúde, do Programa Saúde nas Escolas, PROERD, CAPSad, CRAS, NASF, Poder Público, etc.   

Não podemos nos omitir e nem procurar justificativas para nos eximir de quaisquer parcela de culpa ou responsabilidade. Afinal, Educação de ensino é com a escola. Educação de valores é com a escola e com a família.
Por hoje é só o que tenho para vocês e espero que estejam todos em paz e com muita saúde.

Ficarei aqui, dando minha passadinha nos vossos Blogs, deixando meu “alôzinho” e desejando-lhes bons momentos, repletos de Serenidade, Sabedoria e Sobriedade.
Até o nosso próximo contato!

Continuo sendo o Júnior, um adicto em recuperação, Limpo, só por hoje!
Abração e bons momentos.
TAMUJUNTU.